Câmara da CEMEP estuda implementação da BNCC no Paraná 28/05/2019 - 08:40
O Presidente da Câmara do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (CEMEP), Conselheiro Oscar Alves, e demais membros da Câmara receberam, na sede do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), no dia 14 de maio de 2019, o Coordenador Estadual da Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – etapa Ensino Médio, Prof. Tiago Ungericht Rocha, e as pedagogas Maria Regina Bach e Eliete de Lara Constante Serafim para estudar a implementação da BNCC – etapa Ensino Médio no Estado.
Segundo o professor, manter a curiosidade e o desejo de compreender o mundo constitui um grande desafio para as etapas finais de escolarização. “É necessário repensar as escolhas curriculares, pois de um lado têm-se o Ensino Tradicional e de outro o Ensino para a Cidadania”, comenta.
O Coordenador Estadual da Implementação da BNCC – Etapa Ensino Médio explica que o Ensino Tradicional está fragmentado devido ao fato de os conteúdos não dialogarem entre si e não terem um significado expressivo para a vida do estudante. Já o Ensino para a Cidadania é interdisciplinar e contextualizado, os conteúdos são desenvolvidos a partir de questões sociocientíficas e a dimensão conceitual é associada à dimensão investigativa em diálogo com outras formas de conhecimento, resultando numa aprendizagem ética, estética e política.
“A BNCC é um documento que define as habilidades essenciais para todos os alunos da Educação Básica. É o rumo e não o currículo. Este traz princípios norteadores, indicativo de conteúdos, estratégias e avaliação. A Base é onde se quer chegar”, afirma o professor.
Os fundamentos pedagógicos da BNCC estão dispostos na Lei Federal n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), com vistas a uma educação para a cidadania. O Conselho Nacional de Educação (CNE) regulamentou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, aprovando a Base Nacional Comum Curricular, a qual traz os direitos de aprendizagem, desenvolvimento e competências gerais, além do compromisso com a educação integral que abrange a dimensão intelectual, física, afetiva, social, ética/moral e simbólica.
As alterações para o Ensino Médio na LDB aconteceram a partir da Lei Federal n.º 13.415/2017, artigos 3.º e 4.º, a qual estabelece que a Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do Ensino Médio, conforme diretrizes do CNE, nas seguintes áreas do conhecimento: linguagens e suas tecnologias; matemáticas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas. A legislação estabelece ainda que o currículo do Ensino Médio será composto pela BNCC e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino.
Para o Coordenador Estadual da Implementação da BNCC – etapa Ensino Médio, Prof. Tiago Ungericht Rocha, a maior alteração realizada na atual LDB é o fato da Formação geral básica passar de 2400 horas para 1800 horas, acrescidas de 1200 horas de itinerários formativos. As pedagogas Maria Regina Bach e Eliete de Lara Constante Serafim disseram que esta mudança é uma das mais profundas da BNCC.
O Presidente da CEMEP, Conselheiro Oscar Alves, ressaltou a importância do trabalho que a equipe ProBNCC têm desenvolvido no estado do Paraná, em prol da implementação da BNCC – etapa Ensino Médio e destacou a parceria entre o CEE/PR e a Secretaria de Estado da Educação para a realização de um trabalho profícuo com a comunidade escolar e a sociedade.
Segundo o professor, manter a curiosidade e o desejo de compreender o mundo constitui um grande desafio para as etapas finais de escolarização. “É necessário repensar as escolhas curriculares, pois de um lado têm-se o Ensino Tradicional e de outro o Ensino para a Cidadania”, comenta.
O Coordenador Estadual da Implementação da BNCC – Etapa Ensino Médio explica que o Ensino Tradicional está fragmentado devido ao fato de os conteúdos não dialogarem entre si e não terem um significado expressivo para a vida do estudante. Já o Ensino para a Cidadania é interdisciplinar e contextualizado, os conteúdos são desenvolvidos a partir de questões sociocientíficas e a dimensão conceitual é associada à dimensão investigativa em diálogo com outras formas de conhecimento, resultando numa aprendizagem ética, estética e política.
“A BNCC é um documento que define as habilidades essenciais para todos os alunos da Educação Básica. É o rumo e não o currículo. Este traz princípios norteadores, indicativo de conteúdos, estratégias e avaliação. A Base é onde se quer chegar”, afirma o professor.
Os fundamentos pedagógicos da BNCC estão dispostos na Lei Federal n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), com vistas a uma educação para a cidadania. O Conselho Nacional de Educação (CNE) regulamentou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, aprovando a Base Nacional Comum Curricular, a qual traz os direitos de aprendizagem, desenvolvimento e competências gerais, além do compromisso com a educação integral que abrange a dimensão intelectual, física, afetiva, social, ética/moral e simbólica.
As alterações para o Ensino Médio na LDB aconteceram a partir da Lei Federal n.º 13.415/2017, artigos 3.º e 4.º, a qual estabelece que a Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do Ensino Médio, conforme diretrizes do CNE, nas seguintes áreas do conhecimento: linguagens e suas tecnologias; matemáticas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas. A legislação estabelece ainda que o currículo do Ensino Médio será composto pela BNCC e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino.
Para o Coordenador Estadual da Implementação da BNCC – etapa Ensino Médio, Prof. Tiago Ungericht Rocha, a maior alteração realizada na atual LDB é o fato da Formação geral básica passar de 2400 horas para 1800 horas, acrescidas de 1200 horas de itinerários formativos. As pedagogas Maria Regina Bach e Eliete de Lara Constante Serafim disseram que esta mudança é uma das mais profundas da BNCC.
O Presidente da CEMEP, Conselheiro Oscar Alves, ressaltou a importância do trabalho que a equipe ProBNCC têm desenvolvido no estado do Paraná, em prol da implementação da BNCC – etapa Ensino Médio e destacou a parceria entre o CEE/PR e a Secretaria de Estado da Educação para a realização de um trabalho profícuo com a comunidade escolar e a sociedade.