Câmara da Educação Superior recebe a visita do Reitor e Pró-reitores da UEPG 04/07/2023 - 13:00
A Câmara da Educação Superior (CES) do Conselho Estadual de Educação do Paraná, durante a 5.ª Reunião Ordinária de 2023, recebeu a visita do reitor e pró-reitores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para dialogar sobre o tema “Estrutura e Funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES): pontos fortes e desafios na gestão”.
O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, apresentou a estrutura e o funcionamento da Instituição, a qual atualmente conta com 39 cursos de Graduação; 24 cursos de Especialização Lato Sensu, sendo 12 presencial e 12 EaD; 37 cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu, sendo 27 Mestrado e 10 Doutorado, além de 26 Residências. Possui um total de 11.223 alunos matriculados, 965 docentes com titulação de especialistas, mestres e doutores, e 839 agentes universitários.
Ainda de acordo com Sanches, a instituição têm sete pró-reitorias com finalidades específicas que contribuem para o melhor funcionamento da Reitoria, dentre estas, cita-se a Pró-reitoria de planejamento; de assuntos administrativos; de extensão e assuntos culturais; de assuntos estudantis; de graduação; de recursos humanos e de pesquisa e pós-graduação. Além disso, a UEPG também atende a Educação Básica, por meio do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) e do Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR).
O Pró-reitor de assuntos administrativos, Prof. Emerson Martins Hilgemberg, destacou que a missão da Pró-reitoria é “garantir a eficiência e a racionalidade na aplicação dos recursos disponíveis”, executando um planejamento que permita encontrar e utilizar formas de resolver os problemas da Universidade e aproveitar suas qualidades, sendo a finalidade produzir alternativas para a utilização eficiente dos recursos, buscando atender o almejado pela comunidade universitária, dentro dos princípios de uma gestão democrática e descentralizada.
A prof.ª Maria Salete Marcon Gomes Vaz também ressaltou a importância do trabalho da Pró-reitoria de extensão e assuntos culturais para a Universidade e a sociedade. A Pró-reitoria envolve a editora da UEPG, que publica na linha História e Memória Local e Títulos Acadêmicos; o complexo de museus, que envolve o Museu Campos Gerais e o Museu de Ciências Naturais; cursos de extensão, como violão, pintura e piano, além de festivais importantes de cinema, teatro e música.
Outra Pró-reitoria importante aos discentes da UEPG, é a de assuntos estudantis. Segundo a Prof.ª Ione da Silva Jovino, são realizados projetos significativos, principalmente, de ações afirmativas e diversidade e de assistência estudantil, os quais são desenvolvidos junto aos alunos da Instituição. Ainda de acordo com Prof.ª Jovino, a referida Pró-reitoria trabalha com os seguintes eixos para melhor atender os estudantes: da prevenção, da promoção, da proteção, da transparência e controle, da articulação e protagonismo estudantil e do relacionamento com a comunidade externa.
Além disso, muitos outros projetos têm sido desenvolvidos na Pró-reitoria de Graduação. De acordo com Prof. Miguel Archanjo de Freitas Júnior, ações estratégicas estão contribuindo para demandas relevantes da Instituição, como a situação das vagas ociosas, que neste ano tiveram 87% das vagas remanescentes preenchidas por alunos oriundos de escolas públicas. Como também a demanda da transferência externa – que objetiva-se fazer um estudo para se aplicar no ano de 2024 a realização de uma prova de conhecimentos básicos e convalidação automática das disciplinas. Além do mais, pretende-se flexibilizar o currículo, permitindo que os acadêmicos possam adiantar disciplinas, sem diminuir o tempo de formação; criar um grupo de trabalho para alterar o sistema de oferta de seriado anual para regime semestral (créditos); apoiar as licenciaturas por meio de ações, tais como: aprovar a gratuidade da inscrição do vestibular, aumentar o número de bolsas permanência e a capacitação específica aos professores que atuam com este público.
Ainda, conforme o Pró-reitor de Graduação, projetos importantes serão desenvolvidos com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, visando o apoio às licenciaturas, como o preenchimento das vagas remanescentes presenciais e a EaD, utilizando como critério a Prova Paraná, a ampliação dos recursos tecnológicos no processo de formação dos acadêmicos, a formação compartilhada dos professores da instituição de ensino que recebem os estagiários da UEPG e a implementação da Residência Pedagógica Estadual.
Ademais, a UEPG valoriza a educação inclusiva, desenvolvendo práticas como Feira de Profissões, contratação de intérpretes de libras, projeto para que as mães acadêmicas tenham espaço específico para troca e amamentação de seus filhos, dentre outras ações.
Para a Presidente da Câmara da Educação Superior, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, é fundamental conhecer cada instituição no que diz respeito a sua estrutura e funcionamento. Esta aproximação contribui para o desenvolvimento de um trabalho célere e eficaz do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) com as universidades públicas estaduais e municipais. Já para o presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, docente e ex-reitor da UEPG, é um orgulho ver o potencial que a UEPG tem na sociedade, que além da formação de profissionais, também desenvolve ações de pesquisa, extensão e integração com a comunidade.