Câmara de Ensino Superior do CEE/PR participa da cerimônia de Recredenciamento das Universidades Estaduais do Paraná 17/03/2020 - 09:40

Os membros da Câmara da Educação Superior (CES) do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) representaram o Órgão na solenidade de Recredenciamento de cinco Universidades Estaduais do Paraná, realizada no Palácio Iguaçu, no dia 12 de março de 2020, com a presença do Governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

Na ocasião, o Governo do Estado delegou à Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti),  o reconhecimento, a renovação e a criação de novos cursos de graduação, desde que não resulte em ônus para o Paraná.

O decreto que delega competências à Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior desburocratiza e agiliza processos. O decreto permite que a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior reconheça, renove e crie novos cursos de graduação, desde que não resulte em ônus para o Estado.

“Está dentro da estratégia adotada por esse governo de destravar o Estado. Buscamos, em todas as áreas, tirar burocracia, que é um gasto inútil de energia e de tempo. Essa delegação de competência à Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior garantirá ganhos de eficiência ao setor e ao governo”, disse Ratinho Junior.

Receberam o recredenciamento institucional as Universidades Estaduais de Maringá (UEM), de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Oeste do Paraná (Unioeste).

A renovação, requerida pelo CEE/PR e coordenada pela Seti, deve ser feita a cada dez anos e busca garantir a continuidade das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica ofertadas pelas instituições.

Segundo o Presidente da CES, Conselheiro João Carlos Gomes, a Câmara estudou vários meses o processo de recredenciamento das universidades, buscando, desta forma, fazer um trabalho que atenda integralmente às necessidades da comunidade acadêmica. Destacou também o trabalho realizado pelas Comissões nas avaliações, bem como o trabalho da Assessoria Técnica Pedagógica do CEE/PR para a concretização deste momento histórico que enfatiza a importância do Sistema de Ensino Superior do Paraná.

Para receber o recredenciamento, as universidades passaram por uma avaliação que envolve quatro aspectos: Organização Institucional; Políticas, Normativas e Práticas Institucionais para o Ensino (Graduação e Pós-Graduação), Pesquisa e Extensão; Corpo Social; e Infraestrutura. As comissões de avaliação foram formadas por membros que possuem experiência e vivência no meio acadêmico.

Para o Governador Carlos Massa Ratinho Júnior, as universidades estaduais são um grande cartão de visitas do Paraná, um ativo fantástico do Estado, que o setor produtivo entende e reconhece como um grande diferencial para atração de investimentos. O Presidente da Câmara da  Educação Superior do CEE/Pr, também destacou a importância das universidades estaduais que atingiram todos os índices de qualidade nas avaliações.

De acordo com o Conselheiro licenciado do CEE/PR e Superintendente da Seti, Prof. Aldo Bona, o ato de recredenciamento marca a inserção formal das universidades dentro da nova regulação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. “A Seti constituiu comissões verificadoras com professores experientes que avaliaram as cinco universidades, resultando em um parecer favorável ao recredenciamento. O processo também foi importante para promover debates internos sobre os rumos que as universidades devem seguir nos próximos anos”, destacou.


Conselheiros que estiveram presentes: Aldo Bona, Christiane Kaminski, Décio Sperandio, Fabiana Cristina de Campos, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, Jacir José Venturi e João Carlos Gomes.


Fonte: Agência de Notícias do Paraná

GALERIA DE IMAGENS