Conselheira do CEE/PR apresenta livro sobre Cidades Educadoras 12/12/2024 - 10:22
Durante a 11.ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação do Paraná, a Conselheira Marli Regina Fernandes da Silva apresentou ao Presidente do CEE/PR, demais Conselheiros e servidores o livro “Educação Integral: Currículo e Cidadania nas Cidades Educadoras, organizado por ela, que integra a coleção Cidades Educadoras, um projeto da editora Compass que explora a cidade como laboratório de aprendizagem.
A obra, que também conta com um capítulo de autoria da Conselheira, é um convite à reflexão sobre o papel das cidades na educação e sobre como as políticas públicas podem ser moldadas para promover um ambiente mais educativo e acolhedor. Além disso, possibilita uma abordagem inovadora sobre a educação nas cidades e a integração entre currículo e cidadania.
O capítulo redigido pela Conselheira Marli Regina Fernandes da Silva, intitulado “As cidades Educadoras como catalisadoras da Educação Integral Humanizadora”, propõe a transformação do espaço urbano em um ambiente que favoreça a aprendizagem e a convivência cidadã. Durante sua apresentação, a Conselheira enfatizou que a educação não se restringe apenas ao ambiente escolar, mas deve se estender a toda a cidade, envolvendo diversos atores sociais e promovendo a formação integral dos indivíduos.
Nessa perspectiva, a Conselheira aponta para a necessidade de um currículo que dialogue com as realidades locais, propiciando a inclusão e a participação ativa dos cidadãos no processo educativo. Segunda ela, a educação integral é fundamental para a formação de indivíduos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, o que resulta na construção de uma cidadania ativa e participativa.
Com a apresentação do livro, a Conselheira Marli Regina Fernandes da Silva reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e com a promoção de uma cultura educadora nas cidades, inspirando novas gerações a buscarem um futuro mais justo e igualitário.
Para o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, a obra é um convite à reflexão e à ação, trazendo uma contribuição significativa para o debate sobre a educação contemporânea, especialmente no que diz respeito à Educação Integral, merecendo destaque especial por sua abordagem inovadora e comprometida com a realidade das nossas cidades.