Conselheiras abordam a Implementação do Referencial Curricular do Paraná 19/10/2020 - 15:30
A Vice-Presidente da Câmara da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), Conselheira Ozélia de Fátima Nesi Lavina, e a Conselheira Marli Regina Fernandes da Silva, Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PR), apresentaram, no dia 05 de outubro de 2020, durante a 9.ª Reunião Ordinária, um relatório sobre a Implementação do Referencial Curricular do Paraná.
Em 2018, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada, coube a cada estado, em regime de colaboração com os municípios, elaborar um documento normativo contemplando as especificidades regionais para orientar os currículos de suas redes e escolas. No Paraná, a Portaria n.º 278/2018- GS/SEED instituiu um Comitê Executivo e uma Assessoria Técnica e a Portaria n.° 385/2018– GS/SEED nomeou a Comissão Estadual de Implementação da BNCC no território paranaense. Neste mesmo ano, foi exarado o documento Referencial Curricular do Paraná (RCPR), os princípios, os direitos e os objetivos de aprendizagens ali foram definidos, devendo ser a base para o ensino nas redes públicas e na rede privada.
Diante deste contexto, em 2019, houve a Formação das Redes Estaduais e Municipais sobre a nova organização curricular e em 2020 se deu a implementação do Referencial Curricular com alteração das Propostas Pedagógicas Curriculares. Assim, a partir deste ano, teve Formações com os profissionais da educação com base na nova organização curricular trazida pelo RCPR.
O Currículo Estadual Paranaense complementa o já aprovado RCPR trazendo conteúdos para cada componente curricular em cada ano do Ensino Fundamental, e também distribuição temporal dos conteúdos nos trimestres ao longo do ano. Essa organização visa a fortalecer o apoio didático ao processo de ensino-aprendizagem, trazendo maior clareza dos conteúdos que darão suporte para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem, assim como consolidar o trabalho na rede estadual de ensino. Os conteúdos expressam os conhecimentos que o estudante deve ter se apropriado para prosseguir no seu percurso escolar, atingindo os objetivos de aprendizagem indicados no Referencial.
Também no ano de 2020, teve formação na Rede Estadual de 16 horas aos professores e pedagogos, por meio de palestras e oficinas práticas, com as seguintes temáticas: o que traz o novo documento curricular orientador (mudanças curriculares); planejamento pedagógico a partir da nova organização curricular; elementos do planejamento como as Competências Gerais da BNCC; e as metodologias participativas. Ainda no Canal do professor, diariamente, há Webinars Formativas que são disponibilizadas para todas as disciplinas do currículo como a participação de professores da rede, professores das universidades com conteúdos muito interessantes. Além disso, é oferecido grupos de estudos de 60 horas, onde haverá uma formação para discutir o currículo da sua disciplina baseado em três pilares: plano de aula, utilização de ferramentas tecnológicas e metodologias ativas.
Quanto à implementação do Referencial Curricular do Paraná nos municípios, foram realizadas duas pesquisas com os representantes municipais: a primeira foi em fevereiro de 2020, a pedido do Ministério da Educação (MEC), após o encerramento das formações de professores, e a segunda em agosto de 2020, sob a iniciativa da Undime/PR, para identificar pontos de apoio aos municípios tanto na implementação do RCPR quanto das atividades remotas.
Da pesquisa em fevereiro de 2020, participaram 318 municípios, destes 24, 31% está em andamento a homologação do RCPR; 21,05% a adaptação/modificação do RCPR; 15,79% já homologou o RCPR, elaborado em regime de colaboração; e somente 0,50% legitimou o documento curricular municipal sem utilizar o Referencial Curricular do Paraná.
Na segunda pesquisa, realizada em agosto de 2020, participaram 319 municípios. Destes apenas 1% relatou não ter participado da formação “Conexão Professor em Ação”. Como ela aconteceu de forma a ser multiplicada pelos técnicos das Secretarias Municipais de Educação (SMEs), podemos entender que os municípios tiveram contato efetivo com o RCPR e conhecem como está organizado e como trabalhar com ele. Também nesta pesquisa, a organização municipal com o RCPR mostra que 63,90% tiveram construção coletiva de planos de aula utilizando o Referencial Curricular do Paraná durante a pandemia.
A partir dos resultados de ambas as pesquisas, fica evidente que a maioria dos municípios estão utilizando o RCPR no planejamento de suas ações. Tanto nos momentos presenciais, quanto nos momentos em que foi necessária a reorganização para as atividades remotas.
Para o futuro, objetiva-se o desenvolvimento do Referencial Curricular do Paraná em Foco - material que terá a priorização dos objetivos de aprendizagem, para apoiar o trabalho dos professores, garantindo assim que as habilidades essenciais sejam trabalhadas em cada ano. E formações a partir dos desafios apresentados pelos municípios em respostas às pesquisas realizadas.
Em 2018, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada, coube a cada estado, em regime de colaboração com os municípios, elaborar um documento normativo contemplando as especificidades regionais para orientar os currículos de suas redes e escolas. No Paraná, a Portaria n.º 278/2018- GS/SEED instituiu um Comitê Executivo e uma Assessoria Técnica e a Portaria n.° 385/2018– GS/SEED nomeou a Comissão Estadual de Implementação da BNCC no território paranaense. Neste mesmo ano, foi exarado o documento Referencial Curricular do Paraná (RCPR), os princípios, os direitos e os objetivos de aprendizagens ali foram definidos, devendo ser a base para o ensino nas redes públicas e na rede privada.
Diante deste contexto, em 2019, houve a Formação das Redes Estaduais e Municipais sobre a nova organização curricular e em 2020 se deu a implementação do Referencial Curricular com alteração das Propostas Pedagógicas Curriculares. Assim, a partir deste ano, teve Formações com os profissionais da educação com base na nova organização curricular trazida pelo RCPR.
O Currículo Estadual Paranaense complementa o já aprovado RCPR trazendo conteúdos para cada componente curricular em cada ano do Ensino Fundamental, e também distribuição temporal dos conteúdos nos trimestres ao longo do ano. Essa organização visa a fortalecer o apoio didático ao processo de ensino-aprendizagem, trazendo maior clareza dos conteúdos que darão suporte para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem, assim como consolidar o trabalho na rede estadual de ensino. Os conteúdos expressam os conhecimentos que o estudante deve ter se apropriado para prosseguir no seu percurso escolar, atingindo os objetivos de aprendizagem indicados no Referencial.
Também no ano de 2020, teve formação na Rede Estadual de 16 horas aos professores e pedagogos, por meio de palestras e oficinas práticas, com as seguintes temáticas: o que traz o novo documento curricular orientador (mudanças curriculares); planejamento pedagógico a partir da nova organização curricular; elementos do planejamento como as Competências Gerais da BNCC; e as metodologias participativas. Ainda no Canal do professor, diariamente, há Webinars Formativas que são disponibilizadas para todas as disciplinas do currículo como a participação de professores da rede, professores das universidades com conteúdos muito interessantes. Além disso, é oferecido grupos de estudos de 60 horas, onde haverá uma formação para discutir o currículo da sua disciplina baseado em três pilares: plano de aula, utilização de ferramentas tecnológicas e metodologias ativas.
Quanto à implementação do Referencial Curricular do Paraná nos municípios, foram realizadas duas pesquisas com os representantes municipais: a primeira foi em fevereiro de 2020, a pedido do Ministério da Educação (MEC), após o encerramento das formações de professores, e a segunda em agosto de 2020, sob a iniciativa da Undime/PR, para identificar pontos de apoio aos municípios tanto na implementação do RCPR quanto das atividades remotas.
Da pesquisa em fevereiro de 2020, participaram 318 municípios, destes 24, 31% está em andamento a homologação do RCPR; 21,05% a adaptação/modificação do RCPR; 15,79% já homologou o RCPR, elaborado em regime de colaboração; e somente 0,50% legitimou o documento curricular municipal sem utilizar o Referencial Curricular do Paraná.
Na segunda pesquisa, realizada em agosto de 2020, participaram 319 municípios. Destes apenas 1% relatou não ter participado da formação “Conexão Professor em Ação”. Como ela aconteceu de forma a ser multiplicada pelos técnicos das Secretarias Municipais de Educação (SMEs), podemos entender que os municípios tiveram contato efetivo com o RCPR e conhecem como está organizado e como trabalhar com ele. Também nesta pesquisa, a organização municipal com o RCPR mostra que 63,90% tiveram construção coletiva de planos de aula utilizando o Referencial Curricular do Paraná durante a pandemia.
A partir dos resultados de ambas as pesquisas, fica evidente que a maioria dos municípios estão utilizando o RCPR no planejamento de suas ações. Tanto nos momentos presenciais, quanto nos momentos em que foi necessária a reorganização para as atividades remotas.
Para o futuro, objetiva-se o desenvolvimento do Referencial Curricular do Paraná em Foco - material que terá a priorização dos objetivos de aprendizagem, para apoiar o trabalho dos professores, garantindo assim que as habilidades essenciais sejam trabalhadas em cada ano. E formações a partir dos desafios apresentados pelos municípios em respostas às pesquisas realizadas.