Conselheiro Décio Sperandio lança livro no CEE/PR 13/04/2022 - 15:59

O Conselheiro Titular Décio Sperandio lançou o livro “Cálculo numérico e programação matemática – aplicações”, escrito em parceria com Prof. Dr. Luiz Henry Monken e Silva, na sede do Conselho Estadual de Educação do Paraná, no dia 08 de abril de 2022, durante a 2.ª Reunião Ordinária. Estiveram presentes o Conselheiro Licenciado e Superintendente-Geral de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, o magnífico Reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio Cesar Damaceno, o Diretor da Escola Técnica da UNINTER, Marlus Humberto Geronasso, o Diretor Comercial da Editora Intersaberes, Felipe Bueno, o Pastor Batista Ismail Sperandio, o Presidente do Conselho Estadual de Educação, João Carlos Gomes e demais Conselheiros e convidados.

Décio Sperandio é nascido em 26 de janeiro de 1951, na cidade de Mirandópolis, Estado de São Paulo, licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1974), sendo Especialista em Matemática e Estatística (1978) pela mesma instituição, além de possuir Mestrado em Matemática Aplicada (1981) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Agronomia (2005) pela UEM. Atua como Professor da Universidade Estadual de Maringá desde 1978. Nesta, foi Chefe do Departamento de Matemática e Estatística de 1982 a 1984, Diretor do Centro de Ciências Exatas de 1984 a 1988, Reitor de 1990 a 1994 e de 2006 a 2010. Enquanto Reitor da UEM, estimulou o ensino, a pesquisa e os projetos de extensão, salientando a fundação da Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI) em 14 de dezembro de 2009. O professor Sperandio também lecionou na Educação Básica, na rede estadual - Colégio Estadual Doutor Gastão Vidigal e Instituto de Educação de Maringá, e na rede privada - Colégio Marista.

Na vida pública, exerceu o mandato como Vereador na Câmara Municipal de Maringá de 1997 a 2000, eleito com 1.412 votos pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ainda foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) de 2002 a 2004, Membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia  de 2007 a 2010. Também foi assessor de Planejamento do Ensino Superior do Paraná da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Ensino Superior (SETI) de 2011 e 2014 e Diretor-Geral até o ano de 2018, quando se tornou secretário da Pasta. Atualmente, é assessor de Planejamento do Ensino Superior e Coordenador do Programa de Residência Técnica, ambos da SETI, além de membro do CEE/PR desde 2015, no qual é atualmente Presidente da Câmara do Ensino Superior (CES).

Destacado professor, Sperandio lançou seu primeiro livro em 2003, "Cálculo Numérico". A obra, também escrita em parceria com Luiz Henry Monken e Silva e o Prof. Dr. João Teixeira Mendes, apresenta os procedimentos matemáticos mais importantes para a análise de complexos modelos matemáticos, provenientes das mais variadas áreas de conhecimento. No livro, os assuntos são descritos de maneira a terem sempre uma clara base matemática. A disposição dos tópicos facilita um entendimento crescente das abordagens mais frequentes em problemas numéricos, e muitos exemplos resolvidos passo a passo auxiliam o aprendizado dos esquemas numéricos. Para completar, exercícios ao final de cada capítulo permitem ao leitor testar seus conhecimentos e explorar o conteúdo teórico desenvolvido.

A obra “Cálculo numérico e programação matemática – aplicações”, “aproxima a teoria e a prática ao mostrar cálculos até certo ponto extensos, mas que detalham maneiras de colocar o problema matemático em termos de um problema numérico para em seguida resolvê-lo, passo-a-passo, numericamente”, salientou Sperandio. Nesta perspectiva, cita-se por exemplo trabalhar com programação matemática computacional, a qual pressupõe, invariavelmente, domínio dos campos científicos da matemática e da computação e terceirizar os problemas numéricos naturais da programação à capacidade resolutiva dos softwares pode levar, em alguns casos, a soluções superficiais ou até mesmo insuficientes. Assim, o domínio do cálculo numérico é a forma mais efetiva de preencher essa lacuna conceitual e abrir caminhos para a inovação tecnológica.

Nas palavras dos autores, “a prática sem a teoria é ‘míope’ e limitada; por sua vez, a teoria sem a prática é vã”. O livro apresenta, desde as primeiras páginas, conceitos basilares dos processos numéricos, como aproximação, erros de arredondamento e de truncamento, iteração – sempre buscando simplificar o trabalho e o entendimento do usuário. As páginas são permeadas por exercícios resolvidos e exercícios a serem resolvidos pelo leitor, de forma a concretizar os conhecimentos teóricos expostos.
O livro é indicado a estudantes das áreas de ciências exatas, das engenharias e a todos os interessados pelo conhecimento clássico de métodos numéricos. “Ao dominarem os procedimentos numéricos e computacionais, esses profissionais criam independência para análise de problemas simples e complexos que permeiam a humanidade na atualidade, auxiliando nos processos de criação e inovação tecnológica”, afirmou Sperandio.

Presidente do Conselho Estadual de Educação, João Carlos Gomes, disse que é uma honra ter Décio Sperandio como membro titular do CEE/PR, o qual sempre desenvolveu um trabalho célere, eficiente e hábil no Órgão. Acredita que este livro contribuirá muito com a pesquisa científica e com o mercado de trabalho.

 

Co-autor do livro “Cálculo numérico e programação matemática – aplicações” - Luiz Henry Monken e Silva, é mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduado (1970) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi professor associado à pesquisa no Departamento de Matemática na Universidade Estadual de Maringá (UEM) até 2003, quando se aposentou.