Conselheiro Flávio Scherer representa o CEE/PR em comemoração de 30 anos da Unioeste 13/09/2024 - 14:06
Na comemoração dos 30 anos de reconhecimento da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o Conselheiro Flávio Vendelino Scherer marcou presença representando o Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR). O evento aconteceu no Teatro da Universidade, no campus de Toledo, neste mês de setembro de 2024.
A Unioeste, estabelecida em 1994, destaca-se por ser multicampi, com unidades em Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. A sede administrativa, assim como o Hospital Universitário, está localizada em Cascavel.
A presença do Conselheiro Flávio Vendelino Scherer teve merecido destaque, já que ajudou a fundar a primeira instituição de ensino superior da cidade, a qual teve papel significativo em um município que hoje conta com mais de 158 mil habitantes. A história da Educação Superior em Toledo começou em 1980, quando foi oficializada a Fundação Municipal do Ensino Superior de Toledo (Fumeste), responsável pela criação da Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato (Facitol) há 44 anos. Com o crescimento das demandas educacionais na região, em 1994, a instituição foi vinculada como campus da Unioeste, ampliando suas ofertas acadêmicas.
Atualmente, a Unioeste campus Toledo oferece cursos de graduação que abrangem diversas áreas, incluindo Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura, Engenharia de Pesca, Engenharia Química, Filosofia (bacharelado e licenciatura), Psicologia, Química (licenciatura e bacharelado), Secretariado Executivo Trilíngue e Serviço Social. A instituição também se destaca na pós-graduação, com nove programas de Mestrado e cinco de Doutorado.
As celebrações dos 30 anos da Unioeste seguem ao longo do mês de setembro em todos os campis da Universidade, reforçando a importância da Educação Superior na formação de profissionais preparados para o mundo do trabalho.
Segundo o Conselheiro Flávio Vendelino Scherer, “ao mencionar a Unioeste, é inegável o reconhecimento pelo seu destaque como uma importante instituição de ensino superior que há três década impacta a educação e o desenvolvimento regional”.