Conselheiro Flávio Vendelino Scherer participa da entrega do Referencial Curricular de Toledo/PR 21/12/2023 - 14:40

O Conselheiro Estadual de Educação Flavio Vendelino Scherer  participou da cerimônia da entrega oficial do Referencial Curricular Próprio do Sistema Municipal de Ensino de Toledo, que aconteceu  na sede da Secretaria Municipal de Educação do município no dia 20 de dezembro de 2023 e contou com a presença de várias autoridades políticas e educacionais da região.

O referido documento estabelece Princípios, Direitos e Orientações, com fundamento na Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais, que orientam a sua implementação no âmbito da Educação da Rede Pública Municipal e da Educação Infantil da Rede Privada do Sistema Municipal de Ensino de Toledo, estado do Paraná.

Durante o evento, os membros da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Toledo apresentaram  informações detalhadas sobre o documento, que está dividido em dois volumes: um focado na Educação Infantil e outro no Ensino Fundamental/Anos Iniciais (1º ao 5º ano). O conteúdo dessas publicações foi elaborado por meio de um amplo debate, que contou com a participação da população em uma consulta pública, assim como de grupos de trabalho compostos por profissionais da área. Além disso, o documento foi validado durante a Conferência Municipal da Educação, que ocorreu no final de agosto de 2023.

O documento abrange, além de informações gerais, fundamentos teóricos e componentes curriculares de 12 áreas específicas: Arte, Ciências, Computação, Educação Especial, Educação Física, Educação Infantil, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Robótica Educacional.

A criação do Referencial Curricular Próprio foi iniciada durante a formação continuada de professores de escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis) em junho de 2022. Essa iniciativa foi motivada pela necessidade de atender à Deliberação n.º 01/2019 do Conselho Municipal da Educação (CME).

Para o Conselheiro Flávio Vendelino Scherer, a construção do Referencial Curricular Próprio do Sistema Municipal de Ensino de Toledo é um marco educacional no município, que iniciou em 2019 pelo próprio Conselheiro, quando era Presidente do Conselho Municipal de Educação de Toledo. “O documento contribuirá para uma educação de excelência na cidade, o que trará aos toledanos maiores oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional”, afirmou Scherer.