Conselheiro do CEE/PR é nomeado a integrar o Centro de Letras do Paraná 20/12/2024 - 12:45
Conselheiro do CEE/PR é nomeado a integrar o Centro de Letras do Paraná
O Conselheiro Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) Jacir José Venturi foi nomeado a ocupar uma cadeira no Centro de Letras do Paraná (CLP), fato que é um marco significativo para a comunidade literária do estado e um orgulho para o CEE/PR.
A posse de Venturi no Centro de Letras simboliza não apenas um reconhecimento de sua competência, mas também um reforço da importância da educação e da literatura na formação cultural do Paraná. "É uma honra enorme assumir essa cadeira e continuar contribuindo para o avanço do conhecimento e da cultura no nosso Estado", declarou Venturi.
A cerimônia de posse ocorreu durante a solenidade comemorativa do 112º aniversário da entidade, a mais antiga instituição cultural e literária do estado, fundada por importantes figuras da literatura paranaense, Emiliano Perneta e Euclides Bandeira, continua a ser um pilar fundamental para a promoção da literatura e da educação no estado, e a inclusão de Jacir Venturi em suas fileiras promete trazer novas perspectivas e inovações para a entidade.
Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação, Venturi é amplamente reconhecido por sua competência profissional, tendo sido agraciado com títulos como Educador do Ano de 2023 e Cidadão Honorário de Curitiba. Sua contribuição para o campo educacional é significativa, com a publicação de obras de referência para o ensino, incluindo os livros "Álgebra Vetorial e Geometria Analítica" (10.ª ed.), "Cônicas e Quádricas" (5.ª ed.), "Da Sabedoria Clássica à Popular" (3.ª ed.), além disso o Conselheiro é colunista de jornais e revistas renomados no país.
Para o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, a história do Centro de Letras do Paraná, fundada por figuras proeminentes da literatura paranaense, ganha uma nova dimensão com a integração do Conselheiro Venturi, que atribui ao conhecimento e a cultura pilares essenciais ao desenvolvimento humano e social. Sua experiência e publicações são referências na educação paranaense, e contribuirão para o diálogo entre a tradição literária e as inovações pedagógicas, trazendo uma nova perspectiva ao Centro de Letras do Paraná.