Conselheiro do CEE/PR participa do Seminário Estadual da Uncme/PR em Cascavel 15/09/2025 - 16:32

O Conselheiro Flávio Vendelino Scherer representou o Conselho Estadual de Educação do Paraná no XIV Seminário Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) do Paraná e no II Seminário do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS - Fundeb), que aconteceram concomitantemente nos dias 08 a 10 de setembro de 2025, no município de Cascavel.

O evento reuniu representantes de diversos municípios paranaenses para discutirem os rumos da educação diante dos desafios que as políticas educacionais apresentam. Sob o tema central “Os Conselhos Municipais da Educação do Paraná e os desafios diante das novas políticas educacionais”, a palestra magna foi conduzida pelo presidente nacional da Uncme, Manoel Humberto Gonzaga Lima.

Durante o Seminário, foram abordadas a implantação dos Sistemas Municipais de Ensino, que conferem maior autonomia e liberdade às Secretarias e aos Conselhos Municipais de Educação para definirem o modelo de ensino em suas localidades, e temáticas importantes para o fortalecimento da educação pública, como o ProGov e a Matriz de Avaliação da área da Educação, que foram apresentados pelos representantes do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR). O ProGov é um programa do TCE/PR que avalia o desempenho das prefeituras na implementação de políticas públicas de alta relevância para o cidadão.

O Conselheiro Flávio Vendelino Scherer, que foi o primeiro presidente da UNCME-PR (2005-2007), destacou a relevância do encontro para o fortalecimento da educação no Estado. “O evento é muito importante para discutir políticas públicas que alcancem e transformem a educação de todos os municípios do Paraná, bem como para tratar a questão da implantação do Sistema Municipal de Educação. Além disso, possibilita a formação dos Conselheiros e promove a troca de experiências, dando maior embasamento para as discussões nos municípios”, afirmou.

Os três dias de atividades consolidaram-se como espaço de reflexão e intercâmbio de experiências, fortalecendo o diálogo entre Conselhos e Secretarias Municipais de Educação. A Uncme, criada em 1992 e presente em todo o Brasil, segue cumprindo sua missão de orientar e incentivar a criação e atuação desses colegiados, sempre pautada na universalização do direito à educação e na gestão democrática.