Conselheiro do CEE/PR participa do evento de abertura do ano letivo de 2024 da Smed de Toledo 05/02/2024 - 15:01

O Conselheiro Estadual de Educação, Flávio Vendelino Scherer, representou o Conselho Estadual de Educação do Paraná na mesa de honra do evento de abertura do Ano Letivo de 2024 da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Toledo, que aconteceu dia 02 de fevereiro de 2024.

Com o objetivo de promover um reencontro entre os professores e professoras das escolas e centros municipais de Educação Infantil, a Smed realizou duas palestras. A primeira foi destinada aos profissionais que atuarão no Ensino Fundamental - Séries Iniciais e teve como tema "Educação e Futuro: desafios, impactos e ressignificação da ação docente". A segunda, voltada para a formação de docentes, foi direcionada aos profissionais que trabalharão com as turmas da Educação Infantil.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Toledo, mais de 13.300 crianças estão matriculadas nas 36 escolas e 30 centros municipais de educação infantil (Cmeis) para o ano letivo atual. Dos matriculados, 5.527 estão nos centros municipais de educação infantil e 7.786 nas escolas municipais.

Neste ano letivo de 2024, será implementado pela primeira vez o Referencial Curricular Próprio do Sistema Municipal de Ensino de Toledo. Esse documento foi lançado no final de 2023 e está organizado em dois volumes, um destinado à Educação Infantil e outro direcionado ao Ensino Fundamental/Anos Iniciais, que abrange do 1.º ao 5.º ano. O Referencial Curricular Próprio contempla diretrizes gerais e componentes curriculares de 12 áreas do conhecimento.

Para o Conselheiro do CEE/PR Flávio Vendelino Scherer, a Smed de Toledo tem se destacado no cenário educacional, adotando práticas pedagógicas inovadoras e investindo na formação dos profissionais, o que tem se refletido em resultados positivos. “A dedicação e comprometimento dos gestores, professores e técnicos é admirável e merece o reconhecimento da sociedade”, afirmou Scherer.