Conselheiro participa da IV Conae - Etapa Regional em Toledo/PR 18/05/2022 - 15:16

O Conselheiro Flávio Vendelino Scherer participou da IV Conferência Nacional de Educação (Conae) - Etapa Regional, realizada no município de Toledo, durante os dias 05 e 06 de maio de 2022. O evento teve como tema: “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, e foi organizado pelo Fórum Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Secretária Municipal de Educação e pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo.

As Conferências Nacionais de Educação estão previstas no § 2º do artigo 6º da Lei Federal n.º13.005/2014 e são realizadas a cada quatro anos, com o objetivo de avaliar o atual Plano Nacional de Educação(PNE) e subsidiar a elaboração do próximo PNE, que terá vigência de 2024-2034.

A Conae é um espaço democrático para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. O momento é organizado para discutir a educação escolar em todos os seus níveis e realizada nos territórios e espaços institucionais, como municípios, regiões, estados e país. Estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada de modo geral, podem auxiliar nos rumos da educação brasileira.

Diversas instituições ligadas aos segmentos educacionais e setores sociais dos municípios que fazem parte da jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Toledo participaram do evento. No dia 05 ocorreu a abertura solene da Conferência, com a presença do Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e Presidente do Fórum Nacional de Educação, Professor Manoel Humberto Gonzaga Lima, que abordou sobre o tema central do evento. Também estiveram presentes o prefeito do município de Toledo, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnusatt, o Presidente do Fórum Municipal de Educação, Leandro de Araújo Crestani, e a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Eliana de Fátima Buzin. A abertura foi transmitida de forma on-line pela Prefeitura do Município de Toledo pelo canal do Youtube.

No segundo dia houve leitura e aprovação do Regimento Interno da IV Conae - Etapa Municipal,  discussões das plenárias de eixo, tendo como referência o documento base da IV Conae, e na plenária final aconteceu escolha dos delegados e apresentação de moções. Para o Conselheiro Flávio Vendelino Scherer foi uma honra participar de um evento que representa a democracia brasileira e contribuirá significativamente para uma educação mais justa, célere e inclusiva no país.

 

Municípios pertencentes ao NRE de Toledo: Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa e Toledo.