Conselheiro participa da cerimônia de reabertura ao público da Usina do Conhecimento de Toledo 27/09/2024 - 15:30

 

A reabertura da Usina do Conhecimento contou com uma cerimônia especial e coincidiu com a comemoração dos 115 anos UTFPR. Esse evento simboliza o começo de uma nova etapa para o espaço, que passou por uma ampla revitalização após anos sem uso. Sob a administração do campus Toledo da UTFPR, em colaboração com a Prefeitura Municipal de Toledo, a Usina foi reaberta com a presença de autoridades, diretores e coordenadores de escolas municipais, estaduais e de instituições de ensino privadas, assim como representantes de faculdades, profissionais da Secretaria Municipal de Educação, alunos e servidores da UTFPR campus Toledo e do CEE/PR.

A Usina do Conhecimento leva esse nome desde os anos 1990, quando foi construída pelo Governo do Estado para abrigar atividades culturais e educacionais. A obra foi inspirada em renomados museus brasileiros e encontra-se situada no principal ponto turístico de Toledo, na península às margens do lago que compõe o Parque Ecológico Diva Paim Barth. O espaço esteve inativo por muitos anos e a reativação desse local era uma demanda da comunidade de Toledo, que desejava que ele fosse aberto à visitação.

Com o Termo de Cooperação Técnica, o espaço passou a estar sob a gestão da UTFPR, podendo receber exposições de trabalhos de outras instituições de ensino superior localizadas em Toledo. Até o momento, três universidades estão contribuindo com o projeto: a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Além disso, o ambiente da Usina foi adaptado para promover o conhecimento de maneira lúdica, contando com 50 atrações que abrange as quatro áreas:  Ciência, Lab, Mente e Work. A maioria das atrações permitirá aos visitantes interagir com elementos importantes de diversas áreas do conhecimento aplicados à vivência cotidiana, como biologia, física, matemática, química e ciência da computação. Ademais, a UFPR desenvolveu uma página no Instagram (@usinatd) e criou um site para agendar visitas à Usina do Conhecimento.
O Conselheiro Flávio Vendelino Scherer enfatizou que estudantes da pré-escola, do Ensino Fundamental, Médio e Superior, tanto de instituições públicas quanto privadas em Toledo e Região, poderão acessar projetos da Usina. Ainda ressaltou que o espaço é acessível a toda comunidade que deseja expandir suas experiências na área da ciência e que a reabertura da Usina do Conhecimento representa um marco para o avanço educacional e tecnológico na região, o qual trará muito desenvolvimento cultural e a democratização do acesso ao conhecimento, contribuindo para uma educação de qualidade, a qual o Paraná é destaque nacional.