Conselheiro participa de reunião para avaliar impacto do atual ensino médio no vestibular 20/03/2023 - 16:31

O Conselheiro Jacir José Venturi representou, no último dia 08 de março, o Conselho Estadual de Educação em uma reunião promovida pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para avaliar a necessidade de ajustes futuros nas provas do vestibular em decorrência das mudanças recentes na organização curricular do ensino médio.

Participaram da reunião representantes do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR), da Secretaria de Estado da Educação (SEED), do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe/PR) e de grupos privados da área educacional.

Na ocasião, ficou definida a constituição de um Grupo de Trabalho, formado pelas entidades presentes, para discutir possíveis maneiras de a Universidade avaliar estudantes com diferentes trajetórias de aprendizagem e como as instituições de ensino poderão preparar os alunos para os processos seletivos.

Durante a reunião, houve consenso de que não haverá mudanças no Vestibular 2023/2024 da UFPR, que acontecerá em duas fases, com provas em outubro e dezembro deste ano, uma vez que, de acordo com o Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional daquela Universidade, professor Júlio Gomes, “qualquer mudança precisa ser exaustivamente analisada e implementada de forma gradual”.

Para subsidiar as discussões no Grupo de Trabalho, a Coordenadora de Políticas de Ensino na Graduação, professora Maria Tereza Carneiro Soares, sugeriu um levantamento dos itinerários formativos ofertados nas diferentes redes e instituições. Outra sugestão levantada, foi aguardar a publicação das matrizes curriculares do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, segundo a Coordenadora de Ensino Médio da SEED, professora Vanessa Ruthes, poderão balizar a elaboração das provas de processos seletivos para ingresso em instituições de ensino superior (IES).

Estabelecido pela Lei Federal n.º 13.415/2017, o chamado Novo Ensino Médio entrou em vigor em 2022. Portanto, os estudantes formados na nova configuração prestarão vestibular a partir de 2024. Sobre isso, o Conselheiro Jacir José Venturi destacou ser de grande valia a constituição do Grupo de Trabalho. “Todos nós reconhecemos o quanto essa prova classificatória baliza o Ensino Médio para uma boa parte dos alunos das escolas públicas e privadas. Muito louva-se o Núcleo de Concursos e a Prograd da UFPR em estabelecer diálogo com as entidades que ofertam o Ensino Médio e paulatinamente lançar luzes sobre o novo modelo de vestibular para 2024”, ressaltou.

O que mudou?
No atual ensino médio foi ampliado o tempo de permanência dos estudantes na escola e estabelecida uma organização curricular flexível, com até 1.800 horas/ano de formação geral básica (comum a todos os alunos). O restante da carga horária foi destinada a itinerários formativos, que podem ser definidos livremente pelas redes de ensino.