Conselheiro participa do 2º Seminário do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada 06/12/2023 - 13:18

O Conselheiro Fábio Ricardo Gioppo representou o Conselho Estadual de Educação no 2º Seminário do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para formação da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), realizado em Curitiba entre os dias 21 e 24 de novembro.

O evento, promovido pela Coordenação-Geral de Alfabetização da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação,  o Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, faz parte do processo formativo de articuladores da Renalfa e tem como objetivo a formulação e alinhamento de estratégias para impulsionar o alcance das metas propostas pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que moldarão o presente e o futuro da alfabetização no Brasil.

O Compromisso foi lançado pelo Governo Federal em junho deste ano e visa, por meio da colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País. A meta é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2.º ano do Ensino Fundamental. Adicionalmente, a política busca a recomposição das aprendizagens, com enfoque na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, que tiveram o ensino afetado pela pandemia.

Durante o Seminário, os participantes tiveram a oportunidade de receber orientações, compartilhar experiências e participar de oficinas. A abertura foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Paraná e contou com a palestra magna do professor Ângelo Ricardo de Souza, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sobre o tema “A importância do regime de colaboração das políticas educacionais”.