Conselheiros do CEE/PR participam de GTs no Foncede 15/07/2021 - 16:39

O Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), designou a Conselheira Titular Fátima Aparecida da Cruz Padoan para representar o Órgão no Grupo de Trabalho (GT) sobre a Formação de Docentes; o Conselheiro Oscar Alves para o GT do Novo Ensino Médio; a Conselheira Naura Nanci Muniz Santos para o GT Educação Especial e a Conselheira Fabiana Cristina de Campos para o GT Educação Profissional.  Todos os GTs fazem parte do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação  (Foncede). Por meio de seus Grupos de Trabalho, o Fórum tem avançado nos debates de temas importantes inerentes ao Novo Ensino Médio.

O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede) possui estatura e importância própria dentro do contexto da interpretação, regulação e assessoramento na aplicação da legislação, posicionando-se fundamentalmente em favor da perenidade da política Educacional independentemente da ocupação transitória dos governos em nível Estadual e Federal. São guardiães da política Educacional.

Na gestão do Foncede várias atividade são desenvolvidas como o empenho na elaboração do Projeto de Lei do Sistema Nacional de Educação e negociação no âmbito do Ministério da Educação (MEC) e Câmara Federal, promovendo o regime de colaboração; trabalho em favor da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e Ensino Fundamental; promoção do debate acerca da Reforma do Ensino Médio; empenho em favor da formação de professores, notadamente quanto às Resoluções CNE/CP nº 2/2019 e CNE/CP n.º 1/2020 e trabalhos na construção e no desenvolvimento da Plataforma de Apoio aos Conselhos Estaduais de Educação.

No Estado do Paraná, a partir de 2022, começa a implementação gradual do Novo Ensino Médio prevista pela Lei Federal n.º 13.415/2017, que trará mudanças na carga horária e na organização curricular de escolas das redes de ensino públicas e privadas de todo o Brasil. As transformações na estrutura do Novo Ensino Médio têm como objetivo incentivar o papel protagonista dos estudantes, valorizando suas aptidões e interesses.

Na escola, o aluno encontrará um espaço de diálogo e orientação para desenvolver suas capacidades e avaliar suas possibilidades, sendo capaz de escolher de forma consciente e responsável as áreas de aprendizagem nas quais pretende se aprofundar. As instituições de ensino fornecerão esse espaço de reflexão durante as aulas do Projeto de Vida, quando os estudantes poderão compreender como melhor explorar suas potencialidades no Novo Ensino Médio, além de planejar seu futuro profissional e/ou acadêmico.

Para o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, é muito importante o órgão ter representantes nos diversos GT´s do Foncede, pois contribui para um trabalho célere e democrático que poderá trazer mudanças a sociedade contemporânea por meio da formação de seus futuros cidadãos.