Conselheiros do CEE/PR participam de eventos importantes para a Educação Paranaense. 01/11/2023 - 11:03

Em outubro de 2023, o Conselheiro Jacir José Venturi representou o Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) no Simpósio sobre o Ensino Médio, promovido pelo Instituto Casagrande, no qual ministrou palestra sobre “Os impasses do Novo Ensino Médio e a importância do Ensino Médio Profissionalizante”, e a Conselheira Naura Nanci Muniz Santos representou o Órgão na mesa-redonda que abordou o tema “Ética, Educação e Cidadania Digital”, durante o V Seminário Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana realizado pelo setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No que tange à reforma do Ensino Médio, o Conselheiro Jacir José Venturi, afirmou que esse é um tópico importante na educação brasileira e tem gerado debates significativos. A Lei n.º 13.415/2017 introduziu mudanças relevantes no Ensino Médio no Brasil, estabelecendo uma série de diretrizes e flexibilizações curriculares. Entre as principais mudanças está a possibilidade de os estudantes escolherem itinerários formativos de acordo com seus interesses e aptidões, com ênfase nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. No entanto, a reforma também enfrenta alguns impasses e desafios. O Ensino Médio Profissionalizante por sua vez desempenha um papel importante no desenvolvimento de habilidades práticas e técnicas, preparando os discentes para o mundo do de trabalho e para a vida adulta.

O V Seminário Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana trouxe reflexões no contexto educacional ao abordar temas como integridade na era digital; impactos da era digital na saúde mental e no desenvolvimento humano; direito, segurança digital e classificação indicativa; ética, educação e cidadania digital; segurança humana e tecnologia sem fio; e alimentação, saúde física, esporte e lazer. Ainda contou com uma Conferência de encerramento que abordou o tema “Neurociência e Educação / Desenvolvimento Infantil”. Além disso, houve lançamento do livro “Sobre o Viver: O que importa para você?”, escrito pela Professora da UFPR Dra. Lis Andrea Soboll, que contém um capítulo que aborda o tema estar presente no presente, fazendo menção ao viver aqui e agora.

Para os Conselheiros Jacir José Venturi e Naura Nanci Muniz Santos, a participação do CEE/PR em eventos da área educacional é relevante para o Órgão promover trocas de conhecimentos, discutir desafios e soluções e fortalecer diálogos com seus pares. Segundo eles, é uma maneira de contribuir para a melhoria contínua do sistema educacional do estado paranaense, a fim de obter uma educação de qualidade para todos.