Conselheiros do CEE/PR participam do 3º Encontro Regional de Coordenação das Ações da Educação Básica 29/04/2022 - 11:40

O Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/PR), Jacir José Venturi, e a Conselheira Titular Christiane Kaminski participaram do 3º Encontro Regional de Coordenação das Ações da Educação Básica para identificar desafios e construir uma agenda conjunta de ações coordenadas para aquela etapa de ensino nas cinco regiões brasileiras. O evento aconteceu em Curitiba e foi dirigido para as regiões Sul e Sudeste.

O Encontro teve a presença do Secretário de Educação Básica (SEB), Professor Mauro Luiz Rabelo, do Secretário de Alfabetização (Sealf), Carlos Francisco de Paula Nadalim e da Secretária de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), Ilda Ribeiro Peliz, todos do Ministério de Educação (MEC); da Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná e Conselheira Suplente do CEE/PR, Marcia Aparecida Baldini; do Secretário de Educação do Estado do Paraná, Renato Feder, e das demais diretorias do MEC e das Secretarias de Estado da Educação das respectivas unidades federativas Sul e Sudeste.

O objetivo do evento foi promover a melhoria da qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, a partir do estabelecimento de objetivos, metas e indicadores que visem à efetividade das políticas de educação. Também pretende construir colaborativamente elementos de uma agenda regional de ações para o fortalecimento da educação básica, além de trocar experiências de sucesso entre os participantes por meio de oficinas.

Para a Conselheira Christiane Kaminski, “é um privilégio participar de um Encontro que dá voz aos órgãos representantes da Educação nas regiões Sul e Sudeste, tornando a gestão da Secretaria de Educação Básica do MEC mais democrática e célere em suas ações”. Já para o Vice-Presidente do CEE/PR, Conselheiro Jacir José Venturi, o evento proporcionou diálogo com os pares e aprofundamento nas políticas públicas da educação, principalmente da Educação Básica.

Em 2021, a SEB realizou duas edições dos encontros regionais de Coordenação das Ações da Educação Básica, reunindo gestores e técnicos do Governo Federal, Estadual e Municipal das regiões Norte e Nordeste. Esses encontros permitiram ao MEC realizar a Coordenação Nacional das Políticas Educacionais de Educação Básica, identificando e priorizando os desafios enfrentados em cada região do país.

Também está previsto para o mês de maio de 2022, o encontro com a região Centro-Oeste. A iniciativa busca fortalecer o regime de colaboração que vem sendo realizado em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).