Conselho Estadual de Educação recebe a visita do Diretor de Educação da Seed/PR 11/09/2019 - 10:00

O Diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed), Prof. Raph Gomes Alves, acompanhado da Chefe do Departamento da Educação Profissional, Prof.ª Eunice Manoel Vieira, e da Chefe do Departamento de Diversidade e Direitos Humanos, Prof.ª Angela Regina Mercer de Mello Nasser, ambas da Seed, participou da 8.ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação do Paraná, no dia 09 de setembro de 2019, a fim de apresentar as ações pedagógicas que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria.

Um dos temas abordados foi a 2.ª edição da Prova Paraná, na qual participaram 108.094 alunos da rede municipal e 750.879 alunos dos ensinos Fundamental e Médio da rede estadual. Nesta edição, foram identificadas dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática, fato que ajudará a Diretoria de Educação à planejar metas estratégicas para combater as fragilidades apontadas.

O Diretor explicou que para a 3.ª edição da Prova Paraná, a ser realizada no dia 24 de setembro de 2019, os estudantes que possuem deficiência visual terão à disposição, além de impressão de provas ampliadas, o sistema de leitura Dosvox, que por meio de interfaces adaptativas, permite ao aluno entender melhor o conteúdo disponibilizado. Já para os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental e da 3.ª série do Ensino Médio, as provas serão em Braille.

Outro assunto apresentado foi o Programa Conexão Professor, que, segundo o Diretor de Educação, é uma maneira interativa de os professores conhecerem e apresentarem suas práticas pedagógicas, uma vez que visa à formação destes e pretende trazer reflexões teóricas e encaminhamentos práticos para o desenvolvimento das atividades das disciplinas do currículo. O Programa acontece tanto a distância, via lives e hangouts do Youtube da Seed, quanto presencial.

Raph Gomes Alves citou ainda o Programa Mais Aprendizagem, que objetiva atender aos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio com necessidades de reforço em leitura, escrita, interpretação e resolução de problemas, com acompanhamento do êxito nas aulas regulares. O Programa, implantado no segundo semestre de 2019 e com carga horária de 08 aulas semanais, ministradas por professores com perfil para atender a alunos com dificuldades na aprendizagem, teve adesão de 756 instituições de ensino na 1.ª fase.

A Educação em Tempo Integral é outra frente de trabalho que a Seed vem desenvolvendo. Atualmente, essa modalidade é disponibilizada em 44 escolas de Ensino Fundamental (6.589 alunos), 26 escolas de Ensino Médio (1.724 alunos) e 3 escolas de  Ensino Fundamental e Médio (787 alunos).

As principais ações da Seed para o fortalecimento e expansão da Educação em Tempo Integral são: adesão às Portarias n.º 1.145/2016 e n.º 1.023/2018, ambas do Ministério da Educação; formação das equipes gestoras; visita das equipes gestoras das 29 escolas paranaenses que ofertam Ensino Médio em Tempo Integral às escolas de Pernambuco que adotaram essa modalidade de ensino; acordo de Cooperação para apoio técnico e pedagógico do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação; e estudos de planejamento da rede estadual para expansão da Educação em Tempo Integral.

Outra ação da Seed diz respeito à formação continuada para equipe multidisciplinar, a qual visa desenvolver ações que positivem a presença de alunos/as negros/as, indígenas e quilombolas, bem como sua história, sua cultura e sua religiosidade. Em 2019, a ação foi aderida por 2.414 estabelecimentos de ensino da rede pública estadual, o que corresponde a 97% da rede.

Por meio de uma gestão democrática, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte ainda proporcionou, em 2019, uma consulta pública para definir os períodos avaliativos para todas as escolas a partir de 2020, buscando unicidade para os professores que trabalham em escolas com diferentes organizações e facilidade em adequar e fazer o registro das notas dos estudantes quando há transferências.

E por fim, o Diretor de Educação informou que a Seed promoverá, a partir deste ano, aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em diferentes localidades do Estado, por meio dos Núcleos Regionais de Educação, que terão autonomia na organização do evento, destinado aos alunos da 2.ª e 3.ª série do Ensino Médio e com carga horária de no mínimo 4 horas e no máximo 16 horas de duração. Os aulões acontecerão nos finais de semana que antecedem à aplicação das provas do Enem e contemplarão as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Na ocasião, o Colegiado parabenizou o Diretor pelas iniciativas e ressaltou a importância do CEE/PR ter ciência de todos os projetos, programas e ações que estão sendo desenvolvidos pela Seed nas instituições de ensino da Rede Pública do Estado do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS