Conselho quer auxiliar na mediação com os professores em greve 25/05/2015 - 11:10

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná Oscar Alves, encaminhou, na última semana, um ofício ao Governador Beto Richa, no qual colocou o Colegiado à disposição do governo para auxiliar nas negociações com os professores que estão em estado de greve. No documento, o Presidente do CEE/PR levou em consideração que a preocupação do órgão é um dever legal, pois corresponde ao conselho apresentar “propostas e sugestões que visem ao aperfeiçoamento do Sistema Estadual de Ensino”. Afirmou, ainda, que, do “ponto de vista social e pedagógico, o principal protagonista de nossa ação é o Estudante, para o qual a rede educacional do Estado – pública ou particular – é estruturada. Dessa maneira, sabemos que colaboramos, de várias formas, para ampliar, a cada passo, a qualidade da Educação em nosso Estado”.
Foi relatado ao Governador do Estado que, no dia 18 de maio, o Conselho recebeu a visita da Secretária de Estado da Educação, Professora Ana Seres Trento Comin, na sessão inaugural do Colegiado, no corrente mês. “Naquela data, a Secretária, recém-empossada, teve oportunidade de se apresentar ao Colegiado, com o qual a Seed interage permanentemente. Evidentemente, falamos com a maior franqueza sobre o movimento grevista e seus efeitos. Na exposição sobre os fatos e o encaminhamento das negociações com os organismos de representação dos professores demonstrou segurança quanto a sua atuação política e administrativa, e causou a melhor impressão em todos os Conselheiros. Na ocasião, a Senhora Secretária teve a iniciativa de solicitar a colaboração do Conselho para se alcançar o melhor êxito nas conversações que levem ao fim da greve, no que teve pronto acolhimento. Ainda no final daquele dia, recebemos um pedido de audiência da diretoria da APP-Sindicato, que pretendia, igualmente, solicitar o auxílio do Conselho, dentro de suas competências institucionais, em uma ação mediadora entre o Governo do Estado e aquela entidade sindical, uma vez que o processo de negociação atinge graus de tensão que impedem diálogo mais produtivo”. A reunião com os representantes da APP-Sindicatoi foi feita na manhã seguinte, em sessão do Conselho Pleno.
Em seguida, na tarde do dia 19, foram feitas reuniões com os titulares da Seed e da Seti, após o encerramento da reunião mantida pelos representantes governamentais com comissão da APP-Sindicato, que não teve final conciliatório. Foi apresentada “àquelas autoridades a disposição do Conselho Estadual de Educação em auxiliar, a partir de nossas características de órgão normativo, deliberativo, consultivo e com representatividade, a serviço do Sistema Estadual de Educação”.
Também o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Luiz   Traiano, foi visitado pela comissão formada pelo conselho pleno do CEE/PR, quando, da mesma forma, colocou-se o colegiado para auxiliar na mediação entre o governo e os professores.
No documento entregue ao Governador Beto Richa, o Presidente do CEE/PR disse que saber “que o momento requer sensibilidade política e tino administrativo, o que não falta ao Chefe do Poder Executivo. Mas também somos conscientes do dever de todos os que se preocupam com tal situação emergente e, principalmente, com o destino de mais de um milhão de estudantes da Educação Básica, além dos milhares do Ensino Superior. Face à positiva parceria que estabelecemos com as pastas da Educação e ao voto de confiança que recebemos da própria Associação de Professores, ao nos solicitar mediação, queremos nos colocar à inteira disposição de Vossa Excelência, sem qualquer demérito dos que vêm conduzindo as negociações, para, se necessário for, ajustar-se o CEE/PR nesse processo de conciliação de interesses de ambas as partes”.   

GALERIA DE IMAGENS