Coordenador de Direitos Humanos e Diversidade da SEED participa de Sessão Ordinária da CEIF 28/09/2023 - 16:29

A Presidente da Câmara da Educação Infantil e do Ensino Fundamental(CEIF) do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), Conselheira Ozélia de Fátima Nesi Lavina, e demais Conselheiros e assessores da referida Câmara receberam a visita do Coordenador de Direitos Humanos e Diversidade que faz parte do Departamento de Educação Inclusiva da Secretaria de Estado de Educação do Paraná, Lourival de Araújo Filho, a assessora pedagógica Melissa Colbert Bello e o chefe do Departamento de Planejamento da Rede Gabriel Felipi de Araújo Silva, para dialogar sobre a Educação do Campo Multianos.

A proposta diferenciada da Educação do Campo Multianos tem como objetivo possibilitar que as escolas do campo funcionem atendendo às especificidades das comunidades em que estão inseridas, sem, entretanto, deixar de primar pela qualidade da educação ofertada.

Para orientar a articulação dos conteúdos na fase I (6o. E 7o. Anos) e na fase II (8o. E 9o. anos) do Ensino Fundamental da Rede estadual do Paraná, foi desenvolvido um Guia metodológico para escolas estaduais do campo multianos do Paraná. O trabalho foi fruto do resultado do programa Escola da Terra, viabilizado por uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), a Universidade Fronteira Sul (UFFS) e as prefeituras de origem dos cursistas.

Para a Presidente da Câmara da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e relatora do Parecer CEE/CEIF n.° 96/21 que autoriza a proposta de organização de turmas multianos, Conselheira Ozélia de Fátima Nesi Lavina, as escolas do campo tem oferecido uma educação comprometida e embasada na realidade dos estudantes contribuindo para seu protagonismo e autonomia.