Coordenadora de Gestão da Educação em Saúde de Maringá visita CEE/PR 26/09/2022 - 10:35

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), Prof. João Carlos Gomes, Conselheiros e servidores do CEE/PR, receberam, durante a 8.ª Reunião Ordinária de 2022, a Coordenadora de Gestão da Educação em Saúde, Greicy Cesar do Amaral, para apresentar as “Ações, Programas e Projetos da Comissão de Integração Ensino – Serviço – Comunidade do Paraná (CIESC/PR)”.

A palestrante é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira de Santa Maria, pós-graduada em Educação Profissional na área da Saúde: enfermagem, qualificação de gestores do SUS, pela Fio Cruz. Mestre em Políticas Públicas e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Atualmente, é chefe da Vigilância Epidemiológica da 15ª Regional de Saúde do estado do Paraná, no município de Maringá. Possui 34 anos de experiência no Sistema Único de Saúde (SUS). Atuou nas áreas de saúde coletiva, atenção primária, hospitalar, urgência e emergência. Além disso, participou de pesquisas pelo Ministério da Saúde e é autora de vários artigos, escritos com outros autores, sobre saúde e seus indicadores.
 
A Comissão de Integração Ensino – Serviço – Comunidade do Paraná é formada por representantes das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná, da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná, do Conselho Estadual de Saúde do Paraná e do Conselho Estadual de Educação do Paraná. O Conselheiro Titular Décio Sperandio, integrante da Câmara da Educação Superior, é representante do Órgão na Comissão.

A Portaria nº 1996/2007, que dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, instituiu, em seu Art. 2º, que esta dar-se-á por meio dos Colegiados de Gestão Regional, com a participação das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES), as quais são instâncias intersetoriais e interinstitucionais permanentes que participam da formulação, condução e desenvolvimento da Política de Educação Permanente em Saúde.
 
Segundo a Coordenadora de Gestão da Educação em Saúde, a Comissão viabiliza as demandas de Educação Permanente em Saúde (EPS) a partir das necessidades levantadas nas regiões, considerando suas especificidades e suas desigualdades, buscando superá-las. Trata-se de recurso estratégico para a gestão do trabalho e da educação na saúde. Também tem o papel de indutoras de mudanças, com o objetivo de promover o trabalho articulado entre as esferas de gestão e as instituições formadoras.

Ainda de acordo com a Sr.ª Greicy Cesar do Amaral, a CIESC/PR Macrorregional Noroeste, da qual faz parte a 15ª Regional de Saúde do estado do Paraná, tem as seguintes atribuições: assessorar Comissões Intergestoras Regionais nas discussões sobre EPS e na elaboração de uma Política Macrorregional de Educação Permanente em Saúde; contribuir com a elaboração, o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde na macrorregião; avaliar e elaborar parecer sobre os programas e projetos em nível macrorregional apresentados à Comissão Estadual; apoiar e assessorar a CIESC/PR estadual na realização do Seminário Estadual de Educação Permanente em Saúde; elaborar relatório anual com o descritivo das ações programadas e realizadas, relacionadas às metas do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde.

O Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, disse que as atividades de formação da CIESC/PR deveriam acontecer em parceria com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA), por meio de programa e edital, validando, assim, nas universidades como curso de extensão, por exemplo.