DR. OSCAR ALVES PARTICIPA DO SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS - BRASÍLIA/DF 17/06/2013 - 11:30
Dr. Oscar Alves, Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, esteve nos dias 11 e 12 de junho de 2013, representando o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, em Brasília/DF, no Seminário Nacional Profaps ( Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde).
O evento foi precedido do lançamento do material didático dos cursos técnicos em saúde, elaborado pelo Ministério da Saúde, sob a orientação da Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde, do Departamento de Gestão da Educação na Saúde( Deges/ Sgtes).
Da programação constou experiências bem sucedidas de gestão pedagógica administrativa e financeira das Escolas Técnicas do SUS (ETUS), e de mesas Redondas que abordaram os relevantes temas que se seguem:
- Qualificação da Demanda de Formação e Qualificação de Trabalhadores de Nível Médio da Área da Saúde,
- Gestão e Operacionalização Financeira dos Recursos Profaps,
- Articulação com os Conselhos Estaduais de Educação e as Escolas Técnicas do SUS no Processo Formativo dos Técnicos de Nível Médio na Área da Saúde,
- Ações do Departamento de Gestão e da Regulação no Trabalho em Saúde e Repactuação dos planos e dos recursos Profaps.
Fazendo a preleção sobre Articulação com os Conselhos Estaduais de Educação e as Escolas Técnicas no processo formativo dos Técnicos de nível Médio na Área da Saúde, Dr. Oscar destacou o papel dos Conselhos Estaduais de Educação e sua fundamentação legal explicitada na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996.
Com relação à formação profissional de técnicos de nível médio, teceu vários comentários sobre a Resolução CNE/CEB Nº 04/99 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Lembrou que os cursos técnicos profissionais de nivel médio em pauta são cursos com o objetivo principal de formação em serviço e, por isso, tem caracteristicas especiais que fogem um pouco da educação regular que são feitos para a sociedade.
Na função de Vice-presidente do FNCEE, além de apresentar sugestões para uma interação mais efetiva entre as Escolas Técnicas e os Conselhos Estaduais de Educação, apresentou também algumas questões que se constituem em desafios na articulação a que se propõe o seminário:
1- A demora da tramitação nesta articulação dos Conselhos Estaduais de Educação e as Escolas Técnicas ;
2- A necessidade de uma melhor entendimento dos Conselhos Estaduais de Educação para a execução dos cursos desta rede em relação à descentralização da escola;
3- A necessidade de uma melhor compreensão e utilização da metodologia da educação a distância.
Dr. Oscar Alves concluiu sua exposição evocando as palavras do educador Paulo Freire: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção".
O evento foi precedido do lançamento do material didático dos cursos técnicos em saúde, elaborado pelo Ministério da Saúde, sob a orientação da Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde, do Departamento de Gestão da Educação na Saúde( Deges/ Sgtes).
Da programação constou experiências bem sucedidas de gestão pedagógica administrativa e financeira das Escolas Técnicas do SUS (ETUS), e de mesas Redondas que abordaram os relevantes temas que se seguem:
- Qualificação da Demanda de Formação e Qualificação de Trabalhadores de Nível Médio da Área da Saúde,
- Gestão e Operacionalização Financeira dos Recursos Profaps,
- Articulação com os Conselhos Estaduais de Educação e as Escolas Técnicas do SUS no Processo Formativo dos Técnicos de Nível Médio na Área da Saúde,
- Ações do Departamento de Gestão e da Regulação no Trabalho em Saúde e Repactuação dos planos e dos recursos Profaps.
Fazendo a preleção sobre Articulação com os Conselhos Estaduais de Educação e as Escolas Técnicas no processo formativo dos Técnicos de nível Médio na Área da Saúde, Dr. Oscar destacou o papel dos Conselhos Estaduais de Educação e sua fundamentação legal explicitada na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996.
Com relação à formação profissional de técnicos de nível médio, teceu vários comentários sobre a Resolução CNE/CEB Nº 04/99 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Lembrou que os cursos técnicos profissionais de nivel médio em pauta são cursos com o objetivo principal de formação em serviço e, por isso, tem caracteristicas especiais que fogem um pouco da educação regular que são feitos para a sociedade.
Na função de Vice-presidente do FNCEE, além de apresentar sugestões para uma interação mais efetiva entre as Escolas Técnicas e os Conselhos Estaduais de Educação, apresentou também algumas questões que se constituem em desafios na articulação a que se propõe o seminário:
1- A demora da tramitação nesta articulação dos Conselhos Estaduais de Educação e as Escolas Técnicas ;
2- A necessidade de uma melhor entendimento dos Conselhos Estaduais de Educação para a execução dos cursos desta rede em relação à descentralização da escola;
3- A necessidade de uma melhor compreensão e utilização da metodologia da educação a distância.
Dr. Oscar Alves concluiu sua exposição evocando as palavras do educador Paulo Freire: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção".