Diretor-Geral da Seed faz palestra no CEE/PR durante a 3a. Reunião Ordinária de 2022 12/05/2022 - 10:59

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Conselheiro João Carlos Gomes, e demais conselheiros titulares, receberam durante a 3a. Reunião Ordinária, o Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed/PR), Vinicius Mendonça Neiva, para apresentar as realizações e o planejamento para a Educação Paranaense em 2022.

Vinicius Mendonça Neiva é Auditor Federal de Finanças e Controle do Tesouro Nacional há 20 anos, bacharel em economia e mestre em Administração com ênfase em Orçamento Público pela Universidade de Brasília (UnB), doutorando em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Em agosto de 2021, aceitou o desafio de assumir a direção-geral da Seed/PR na gestão do Secretário de Estado da Educação e do Esporte Renato Feder.

A atual gestão tem como visão estratégica para a educação pública estadual parananense “ser a referência nacional em qualidade da educação, em padrões internacionais” e como missão “garantir acesso, permanência e aprendizagem na educação”, enfatizou o Diretor-Geral da Pasta. Dentre as metas, estão: nivelar a qualidade da educação básica paranaense; ofertar a melhor educação do país; tornar a escola mais atrativa, inclusiva e com altas expectativas; ter o primeiro Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil – atualmente, dentre os estados brasileiros, o Paraná avançou de 5.o para 1.º lugar no Ensino Fundamental Anos Iniciais, de 7.o para 3.o lugar no Ensino Fundamental Anos Finais e de 7.o para 4.o lugar no Ensino Médio. Além disso, tem como objetivos principais a eficiência na gestão, a melhoria na aprendizagem e a inovação pedagógica.

Segundo o Diretor-geral, muitas realizações aconteceram entre 2019 e 2021, a citar alguns programas e projetos, como: Ganhando o Mundo; Ampliação da Educação Profissional; Prova Paraná; Redação Paraná; Tutoria Pedagógica; Mais aprendizagem; Robótica; Edutech; Plataformas tecnológicas (Matemática, Português e Inglês); Novos conteúdos: Programação e Educação financeira; Escolas Cívico Militares; Wi-fi nas escolas com fibra ótica de 100mb; Desenvolvimento do aplicativo Escola Paraná; 500 unidades, aproximadamente, concluídas entre escolas novas, reformadas e ampliadas; Revisão do Piso Salarial; Gratificação de Tecnologia e Ensino (GTE); Promoções e Progressões 2020; Implantação de prova para professor do Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Como planejamento para 2022, a Seed/PR tem como metas investir nos seguintes programas e projetos: Novo Ensino Médio; Metodologias Ativas; Ganhando o Mundo 2; Ampliação do Ensino Profissional; Ampliação de Formadores; Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) – Educação do Futuro; ICMS Educacional; Revisão do Porte; Central Atendimento; +Relacionamento; Melhora da Perícia Médica; Educatron – Salas smart; Wi-fi Alunos; Computadores (80 mil); Super business intelligence (BI); Suporte da Tecnologia da Informação (TI); Reconhecimento Facial dos alunos; Merenda (+Proteína e 3ª refeição); Cartão Fundo Rotativo; Substituição das Salas de Madeira; Bônus para Diretores; Formação Diretores; Avaliação de Desempenho e Prova Didática PSS.

Diante desse panorama, Vinicius Mendonça Neiva destacou alguns projetos e programas, tais como  a Educação para o Futuro parceria com o BID, o qual tem objetivos de Preparar os estudantes da rede pública estadual do Paraná para a sociedade e o mundo do trabalho do século XXI, por meio de propostas pedagógica e tecnologias educacionais, sete unidades novas de grande porte e 75 reformas estruturantes; expansão e fortalecimento da Educação Profissional e melhoria na gestão as Seed/PR. Neiva ainda ressaltou que uma escola do futuro precisa ter quatro pilares bem estruturados, a parte pedagógica, a infraestrutura, o currículo e a formação docente.

Outro projeto salientado é o  “Bem Cuidar”, o qual tem o objetivo de Promover a saúde mental e garantir a qualidade no ambiente de trabalho, por meio de uma rede de apoio de psicologia e psiquiatria aos professores e alunos da rede estadual e como meta reduzir o absenteísmo em 15%. Sobre isso, comentou que em 2021 foram afastados 8217 professores por transtornos mentais. A partir de 16 de maio de 2022, este projeto será implantado como piloto, e a partir de junho os servidores da rede pública estadual terão psicólogos e psiquiatras online disponíveis para atendê-los no momento que necessitarem.

Projeto Não Violência nas Escolas é outro destaque nas metas da Seed. O objetivo é reduzir os índices de violência nas escolas por meio de procedimento padrão a ser adotado pela comunidade escolar em caso de violência sexual (Ato Conjunto Interinstitucional); Canal de comunicação direto QR-CODE; Código de conduta da SEED, NRE’s e unidades escolares; Cartilha orientativa; Canal de comunicação direta com órgãos de Proteção à criança e ao adolescente; Treinamento da Equipe de Apuração.

A melhoria do relacionamento com o público interno e externo é outro projeto em evidência, que  acontece por meio da Ouvidoria. Esta trabalhará com a Implementação de uma nova estratégia de relacionamento institucional e atendimento para melhorar a qualidade e agilidade do atendimento da Seed/PR à comunidade escolar, aos demais cidadãos e outras partes interessadas. E a disponibilização do E-serviços, um portal único de Serviços para os servidores da Seed/PR, com a oferta de serviços digitais, mais rápidos e mais eficientes.

O Presidente do CEE/PR, Conselheiro João Carlos Gomes, frisou a importância para o Órgão conhecer a gestão da Seed/PR, pois as duas instituições trabalham juntas em prol da educação paranaense e unidas desenvolverão um trabalho mais eficaz, vertiginoso e contemporâneo.