Diretor de Educação da Seed apresenta proposta da EJA 18/08/2020 - 16:50
O Diretor de Educação, Prof. Roni Miranda Vieira, acompanhado da Chefe do Departamento de Educação Profissional, Profª. Alessandra Maia Rosa e do Coordenador da Educação de Jovens e Adultos(EJA), Profº. Anderson Muniz Canizello, ambos representando a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), apresentaram resultados e esclareceram dúvidas, quanto à proposta de adequação da oferta da EJA, para Organização Curricular Semestral, na Rede Pública do Estado do Paraná.
O encontro aconteceu durante a 7ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), realizada dia 03 de agosto de 2020 de forma online por videoconferência devido ao Decreto Estadual nº. 4.230, de 16 de março de 2020, expedido pelo Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.
A adequação da oferta de Ensino Fundamental e Médio, na modalidade EJA, para Organização Curricular Semestral foi implantada na Rede Estadual de Ensino a partir do início do ano letivo de 2020, tendo como suporte fundamental a Lei Federal n.º 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e indica que é de responsabilidade do Estado a oferta de ensino que respeite os princípios de uma educação que esteja vinculada ao mundo do trabalho e à prática social, garantindo aos trabalhadores o acesso e permanência na escola.
O Conselho Estadual de Educação do Paraná aprovou o Parecer n.º 231 - CEE/PR, de 07 de novembro de 2019, que autorizou a adequação da oferta de Ensino Fundamental e Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, para organização curricular semestral.
Profº. Roni Miranda Vieira, disse que o Parecer nº. 231 – CEE/PR está sendo respeitado e a nova proposta de adequação da EJA está sendo implantada de forma transitória e as aulas estão acontecendo de modo remoto e eficaz, por meio do aplicativo Aula Paraná, o qual é uma das ferramentas mais utilizadas para a realização e transmissão das aulas em toda a rede pública estadual durante a vigência do Decreto Estadual nº. 4.230, que trata de medidas sanitárias a respeito da COVID-19.
No processo de transição, segundo o Coordenador da EJA, Profº. Anderson Muniz Canizello, é assegurado ao estudante o aproveitamento de estudos cursados nas séries do ensino regular, bem como das disciplinas concluídas pelo registro do Sistema Estadual de Jovens e Adultos (SEJA), além de ser assegurado o aproveitamento das proficiências do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos(ENCEEJA). Ainda por meio da Progressão Parcial possibilita ao estudante que não conseguiu concluir 1 ou 2 disciplinas no semestre, cursá-las em processo de progressão parcial, ou seja, fazer as disciplinas novamente de forma concomitante, no mesmo turno ou em contraturno, por meio de plano de estudo, tendo desta forma aproveitamento integral.
A mudança quanto à proposta de adequação da oferta da EJA, para Organização Curricular Semestral, apresentou dados relevantes na educação parananese. No ano de 2019, dos 178.894 alunos matriculados, somente 9,1% concluíram seus estudos, em 2020, com a modificação na proposta, dos 99.061 estudantes matriculados no primeiro semestre letivo, 42,3% concluíram as disciplinas, também houve um aumento na contratação de professores de 16% em relação ao ano de 2019, demonstrando diante deste contexto a efetividade da proposta.
A Conselheira Taís Maria Mendes, representante da APP Sindicato, salientou que a proposta de adequação da oferta da EJA, para organização curricular semestral, deve ser analisada com ponderação por todos os conselheiros, devido o grande número de reclamações que os diversos meios representativos da sociedade receberam por parte dos alunos, professores e comunidade.
Para o Conselheiro Oscar Alves, relator do Parecer nº. 231 – CEE/PR, a mudança é vista como um progresso na educação paranaense, pois mais pessoas estão tendo condições de completarem seus estudos da Educação Básica.
O encontro aconteceu durante a 7ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), realizada dia 03 de agosto de 2020 de forma online por videoconferência devido ao Decreto Estadual nº. 4.230, de 16 de março de 2020, expedido pelo Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.
A adequação da oferta de Ensino Fundamental e Médio, na modalidade EJA, para Organização Curricular Semestral foi implantada na Rede Estadual de Ensino a partir do início do ano letivo de 2020, tendo como suporte fundamental a Lei Federal n.º 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e indica que é de responsabilidade do Estado a oferta de ensino que respeite os princípios de uma educação que esteja vinculada ao mundo do trabalho e à prática social, garantindo aos trabalhadores o acesso e permanência na escola.
O Conselho Estadual de Educação do Paraná aprovou o Parecer n.º 231 - CEE/PR, de 07 de novembro de 2019, que autorizou a adequação da oferta de Ensino Fundamental e Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, para organização curricular semestral.
Profº. Roni Miranda Vieira, disse que o Parecer nº. 231 – CEE/PR está sendo respeitado e a nova proposta de adequação da EJA está sendo implantada de forma transitória e as aulas estão acontecendo de modo remoto e eficaz, por meio do aplicativo Aula Paraná, o qual é uma das ferramentas mais utilizadas para a realização e transmissão das aulas em toda a rede pública estadual durante a vigência do Decreto Estadual nº. 4.230, que trata de medidas sanitárias a respeito da COVID-19.
No processo de transição, segundo o Coordenador da EJA, Profº. Anderson Muniz Canizello, é assegurado ao estudante o aproveitamento de estudos cursados nas séries do ensino regular, bem como das disciplinas concluídas pelo registro do Sistema Estadual de Jovens e Adultos (SEJA), além de ser assegurado o aproveitamento das proficiências do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos(ENCEEJA). Ainda por meio da Progressão Parcial possibilita ao estudante que não conseguiu concluir 1 ou 2 disciplinas no semestre, cursá-las em processo de progressão parcial, ou seja, fazer as disciplinas novamente de forma concomitante, no mesmo turno ou em contraturno, por meio de plano de estudo, tendo desta forma aproveitamento integral.
A mudança quanto à proposta de adequação da oferta da EJA, para Organização Curricular Semestral, apresentou dados relevantes na educação parananese. No ano de 2019, dos 178.894 alunos matriculados, somente 9,1% concluíram seus estudos, em 2020, com a modificação na proposta, dos 99.061 estudantes matriculados no primeiro semestre letivo, 42,3% concluíram as disciplinas, também houve um aumento na contratação de professores de 16% em relação ao ano de 2019, demonstrando diante deste contexto a efetividade da proposta.
A Conselheira Taís Maria Mendes, representante da APP Sindicato, salientou que a proposta de adequação da oferta da EJA, para organização curricular semestral, deve ser analisada com ponderação por todos os conselheiros, devido o grande número de reclamações que os diversos meios representativos da sociedade receberam por parte dos alunos, professores e comunidade.
Para o Conselheiro Oscar Alves, relator do Parecer nº. 231 – CEE/PR, a mudança é vista como um progresso na educação paranaense, pois mais pessoas estão tendo condições de completarem seus estudos da Educação Básica.