Diretor de Educação da Seed apresenta proposta de Adequação da Organização Curricular da EJA 18/11/2019 - 07:00

O Diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), Prof. Raph Gomes Alves, acompanhado do Coordenador da Educação de Jovens e Adultos, Marlon Cristiano Borba, e sua equipe, apresentaram, no dia 04 de novembro de 2019, durante a 10.ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação do Paraná, a proposta de adequação da oferta, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para Organização Curricular Semestral.

Segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o Paraná tem o pior indicador de analfabetismo da Região Sul, e na contramão do país, teve um aumento no número de analfabetos de aproximadamente 13,21% entre 2016 e 2018.

De acordo com dados do Sistema Estadual de Jovens e Adultos (SEJA), atualmente a oferta de EJA na Rede Estadual possui 71.526 matriculados na Fase I e Fase II da Educação Fundamental e 58.166 no Ensino Médio. Destes, somente 5,3% concluem a Fase I e II e 5,1% finalizam o Ensino Médio, num período superior a dois anos, ressaltando que entre 2014 e 2018, houve um aumento de 136% no número de matrículas.

A adequação da oferta de Ensino Fundamental e Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para Organização Curricular Semestral deve ser implantada na Rede Estadual de Ensino a partir de 2020, tendo como suporte fundamental a Lei Federal n.º 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e indica que é de responsabilidade do Estado a oferta de ensino que respeite os princípios de uma educação que esteja vinculada ao mundo do trabalho e à prática social, garantindo aos trabalhadores o acesso e permanência na escola.

Dessa forma, a adequação da oferta da EJA tem por finalidade a reinserção de sujeitos à escola, possibilitando a elevação da escolaridade, melhora das condições de vida e o acesso e permanência do estudante matriculado na Rede Estadual de Ensino do Paraná.

Pela proposta de adequação da organização de funcionamento curricular por semestre, também será possível obter dados estatísticos (estudantes matriculados/turma), o que viabilizará a aquisição e distribuição de material didático e planejamento de ações de formação em serviço para os docentes que atuam na EJA, além de diminuir a rotatividade de professores por permitir, durante o processo, a fixação deles nos estabelecimentos de ensino.

“Acreditamos que essa reorganização será um grande incentivo para aquelas pessoas que por alguma razão deixaram os estudos e desejam retornar e concluir. O tempo para conclusão é um fator de escolha, pois voltar a estudar exige um esforço, comprometimento e adequação da rotina diária. Estamos confiantes de que essa mudança vai trazer mais jovens e adultos de volta para a escola”, explicou o Diretor de Educação, Raph Gomes Alves.

Mediante a exposição e análise do processo de consulta sobre a nova organização, o Conselho Estadual de Educação do Paraná aprovou o Parecer n.º 231, de 07 de novembro de 2019, que autoriza a adequação da oferta de Ensino Fundamental e Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, para organização curricular semestral.

Estiveram Presentes: Janete da Silva Melo e Walliana Takasaki Costa (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – CIC), Adriana Bruginski, Angelo Roberto Manfra, Clarice Lima Coltro, Fabiana da Conceição S. A. de Oliveira, Francismara Estevão de Oliveira, Glauco Rosso Teixeira, Jaqueline Ines Koloda Moletta, Luciane Cortiano Liotti, Maria do Socorro Ferreira de Moraes, Rosangela Tasca Serbonchini, Patricia Tissi Della Zuana, Vilma de Souza Trindade da Silva (Coordenação da EJA/Seed), Maria Aparecida Zanetti e Sônia Maria Chaves Haracemiv (Universidade Federal do Paraná).

GALERIA DE IMAGENS