Diretor de Educação fala sobre o Referencial Curricular do Ensino Médio no CEE/PR 30/07/2021 - 10:31

O Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) recebeu durante a 5.ª Reunião Extraordinária o Diretor  de Educação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED/PR), Professor Roni Miranda Vieira, acompanhado do chefe do Departamento de Desenvolvimento Curricular, Anderfabio Oliveira dos Santos, do Articulador do Novo Ensino Médio, Rafael  Estefano Busato, da Coordenadora do Ensino Médio, Vanessa Roberta Massambani Ruthes e da consultora da UNESCO, Luana Funchal Couto, para tratar do Referencial Curricular do Novo Ensino Médio.

O Diretor de Educação apresentou ao CEE/PR o Referencial Curricular para o Ensino Médio em sua versão final, bem como abordou o processo de construção do referido documento. Para tal,  contou com as contribuições advindas da Consulta Pública, realizada entre os dias  01 a 30 de junho de 2021, de forma online, dentre essas cita-se a inserção do letramento racial crítico como um dos multiletramentos indicados no texto introdutório da área de linguagens e suas tecnologias; as adequações na revisão e normatização do texto e as contribuições do Colegiado de Filosofia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) para o Componente de Filosofia.

O Sistema de Ensino do Paraná contou com  mais de 500 mil matrículas no Ensino Médio no ano de 2020, em sua maioria na região urbana, sendo que 72,16% estão matriculados no Ensino Médio regular. Nesse âmbito tem-se escolas comuns, agrícolas, indígenas, quilombolas, de assentamento, de ilhas  e Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA).

As escolas, em sua maioria, tem infraestrutura de espaço -  refeitório, cozinha, pátio coberto e descoberto, bibliotecas, quadras de esportes, laboratório de Ciência e informática, e infraestrutura de acesso à internet, a qual acontece via cabo e wireless, por meio de computadores, desktop e tablet que as escolas possuem.  Também, no estudo para a construção do Referencial Curricular do Novo Ensino Médio, foi avaliado as rotas de transportes, onde constatou-se que 97,6% residem e estudam no mesmo município,  destes  50,2% estudam no turno da manhã. Consequentemente, os docentes, em sua maioria, trabalham neste turno, e cerca de 40,5% fazem parte do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná, sendo que 85% dos professores estão atuando nas disciplinas ‘tradicionais’ do Ensino Médio Regular e 90%  lecionam em 1 ou 2 escolas.

Quanto às escolas profissionais na Rede Estadual, estão presentes em 171 municípios do Paraná, somando 320 instituições, com 62.112 matrículas e 12 eixos tecnológicos -  Formação Docente,   Gestão e Negócios, Ambiente e Saúde, Recursos Naturais, Informação e Comunicação, Produção Industrial, Infraestrutura, Segurança, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Turismo, Hospitalidade e Lazer e Controle e Processos Industriais.

As taxas de rendimento também foram abordadas no estudo do Referencial Curricular,  em 2020 obteve-se uma taxa de aprovação no Ensino Médio da rede pública de 91,3%, já a taxa de abandono foi de aproximadamente 3,6% e a distorção Idade-série no EM alcançou 17,6%. Também foi realizada uma pesquisa com 283.544 mil estudantes dos 399 municípios, entre os dias 11 e 25/11/2020, que mostrou referente ao trabalho, que 45,22% dos estudantes da rede pública trabalham  para ajudar no sustento da família; e 41,2% dos discentes da zona urbana trabalham em período integral, já na zona rural esta porcentagem sobe para 45,2%. A pesquisa também destacou que somente 11% dos alunos do 3.º ano do EM consegue conectar o que estuda com as coisas que acontecem no seu dia a dia. Além disso, o estudo mostra que 32,4% dos alunos que ingressam no Ensino Médio o fazem com o objetivo de ingressar na faculdade  e 28% para ter um bom emprego futuramente.

Quanto ao aprendizado, 33, 9% dos discentes disseram aprender participando de aulas teóricas (em que o professor fala e o aluno escuta e faz anotações no caderno) e 21,7% aprendem melhor participando de atividades práticas. No que diz respeito aos recursos usados para adquirirem conhecimento com mais facilidade, 23,4% optaram pela pesquisa on-line, dentre esta 21,2% cita os  Vídeos (youtube, documentários, filmes) como recursos utilizados.

No que diz respeito as atividades e cursos que os alunos gostariam de fazer em suas escolas e não  há oportunidade estão: a escolha de algumas disciplinas para aprofundar conteúdos de interesse,  as atividades extras como inglês, música, culinária, dentre outros; os cursos técnico ou profissionalizante; as visitas, passeios, oficinas culturais, atividades artísticas ou esportivas e o desejo de fazer estágio ou trabalho voluntário. A pesquisa também mostrou que 31,2% dos alunos sentem-se aptos a aprofundar-se numa área de conhecimento somente no 3.º ano do Ensino Médio, quando já passaram por todos os conhecimentos comuns. E ainda, que 70,9% dos discentes têm internet em casa.

A Seed constituiu vários Grupos de Trabalho (GT) para contribuir com o Referencial Curricular dentre estes cita-se o GT de Comunicação, Pedagógico, Educação Profissional, Legislação e Infraestrutura e Suporte. Na arquitetura curricular do Novo Ensino Médio, a Formação Geral Básica (FGB) terá 1800 horas e os Itinerários Formativos (IF) 1200horas. Nesta proposta, o período diurno contará com a 6.ª aula e o período noturno terá atividades complementares não presencial.
Para a implementação dessa proposta, a Seed terá um plano de Formação destinado aos professores da Rede, que será apoiado pelas universidades, o qual terá início em 28/07/2021 e se realizará de forma online pelo canal do professor. Serão 3 Ciclos de encontros divididos da seguinte forma: Ciclo 1 - O que é o Novo Ensino Médio (NEM) e as principais mudanças, marcos legais, linhas gerais da proposta e da oferta do Novo Ensino Médio na Rede Estadual; Ciclo 2 - A estrutura pedagógica do NEM, Formação Integral, Competências, Habilidades, Integração curricular, etc; Ciclo 3 - A proposta curricular do NEM, FGB e IF (Base Nacional Comum Curricular do EM, Áreas do conhecimento e componentes).

Também haverá a formação por módulos, que iniciará entre setembro e outubro de 2021 e tem como público-alvo os Docentes, os Pedagogos, os Diretores e os Agentes 1 e 2. Os módulos tratarão dentre outros assuntos, do Novo Ensino Médio e seus princípios e conceitos orientadores; do Acompanhamento Pedagógico; do Currículo por Competências e Habilidades; da FGB na Prática; do IF na Prática e do Projeto de Vida. “O processo formativo será para o professor do Ensino Fundamental e Médio para haver uma interação plena entre ambos”, afirmou Anderfábio Oliveira dos Santos.