Diretor de Tecnologia e Inovação da SEED faz palestra no CEE/PR 05/04/2023 - 10:47
O Diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED), Claudio Aparecido de Oliveira, esteve presente na 2ª Reunião Ordinária de 2023 do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) para tratar sobre a ferramenta de Gestão Business Intelligence (BI).
O BI é uma ferramenta lançada em 2015 pela microsoft que facilita a análise, interpretação, monitoramento e visualização de dados para que, consequentemente, as ações tomadas em uma instituição possam ser mais assertivas e, assim, melhores políticas públicas possam ser desenvolvidas.
Segundo o Diretor de Tecnologia e Inovação, a partir do momento que a escola matricula o aluno, já existe a coleta de dados. “São cerca de 5 milhões de registros disponibilizados por dia na SEED, que são coletados por diversos sistemas. Com o BI, é possível visualizar os dados de forma global e levar em consideração todos os aspectos, desde análise de dados à criação de indicadores”, ressaltou.
Claudio Aparecido de Oliveira afirmou que com o BI foi criada na SEED a cultura de trabalhar com dados, o que configura um grande avanço para as tomadas de decisões na educação pública paranaense. Ele explicou que com os dados do BI é possível a mantenedora apresentar para a equipe diretiva de uma escola soluções de problemas como evasão escolar. “Após cinco faltas consecutivas, já é feito um trabalho de busca ativa para tentar resgatar o aluno a fim de retornar à sala de aula. Para isso, há uma equipe de servidores denominados ‘embaixadores’, que fazem contato com as escolas para realizar um trabalho de apoio. Caso o trabalho de apoio à escola e à família não surta efeito, é acionado o Conselho Tutelar e em último caso, o Ministério Público”, informou. No entanto, nem todos os dados estão sob a autonomia da SEED, como, por exemplo, o e-Protocolo, que é responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP).
O Parecer n.º 01/2021 – CEE/PR, que trata da delegação de atribuições à SEED, nos termos do artigo n.º 91 da Deliberação CEE/CP n.º 03/2013, afirma que uma das incumbências daquela Secretaria é disponibilizar ao CEE/PR um BI que articule os diversos sistemas educacionais geridos pelo Governo do Estado, com informações da Educação Básica e Superior do Sistema Estadual de Ensino. Além disso, o referido documento designou e informou ao CEE/PR os representantes que compuseram a Comissão mista, em vigor desde 2022, com a finalidade de fomentar os trabalhos de criação do Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica do Paraná.
Por isso, segundo o Diretor de Tecnologia e Inovação, a SEED deixará o BI o mais objetivo possível para atender às necessidades do CEE/PR. Na ocasião, ressaltou que, por exemplo, é possível verificar a vigência dos atos legais de credenciamento e recredenciamento por meio do BI, ação que seria muito importante para as instituições de ensino que, às vezes, atrasam a solicitação e a entrada no protocolo, que precisa ser dada com 180 dias de antecedência do prazo de vencimento. Salientou também, que é possível definir uma regra temporal para que o diretor seja comunicado sobre o vencimento do ato legal da escola.
A Conselheira Titular Ana Seres Trento Comin destacou a importância do BI para o desenvolvimento do trabalho da comissão mista instituída pela Resolução Conjunta 006/2022 – SEED/CEE com vista a acompanhar e avaliar a implementação da Deliberação CEE/CP n.º 04/2021, que trata sobre as Diretrizes Curriculares Complementares para o novo Ensino Médio do Paraná. A Conselheira informou que a chefe do Departamento de Normatização Escolar da SEED, Telma Aparecida dos Santos Luzio, e sua equipe já estão fazendo um estudo de modelo de BI para o CEE/PR.
Para o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, a ferramenta de gestão BI trará inovação e celeridade no trabalho desenvolvido pelo Órgão, contribuindo para o avanço de uma educação de qualidade no estado do Paraná