Diretor do Instituto Icaro visita o CEE/PR 23/05/2023 - 10:22

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), Conselheiro João Carlos Gomes, e demais Conselheiros e servidores, receberam, durante a 4.ª Reunião Ordinária, a visita do Diretor-Presidente do Instituto Icaro, Professor Eduardo Luiz Marcolin, para abordar sobre “A importância do esporte no desenvolvimento da criança, do adolescente e do adulto”.

Eduardo Luiz Marcolin é graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Formação Pedagógica do Docente de Nível Superior pela Faculdade Doutor Leocádio José Correia (FALEC). Participou de diversos cursos nacionais e internacionais voltados para o treinamento de tênis. Foi técnico da equipe infanto-juvenil brasileira em campeonatos Sul-Americanos e Mundiais, sendo técnico de equipes paranaenses e dos clubes Curitibano e Santa Mônica e Academia DM Tênis. Atualmente, compõe a equipe do Departamento de Capacitação da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da Federação Internacional de Tênis (ITF) e ministra cursos em todo o território nacional e internacional. É professor na Faculdade Dom Bosco e proprietário da Academia DM Tênis, onde já treinaram vários destaques do tênis brasileiro. Paralelamente, é Diretor-Presidente do Instituto Icaro.

O Instituto Icaro iniciou suas atividades em 2000 na Academia DM, em parceria com o Banco do Brasil, que viabilizou aulas de tênis para 200 crianças de escolas públicas da região.Em 2002, o banco encerrou o projeto, mas a academia manteve o atendimento às crianças até que um grupo de pessoas mostrou interesse em dar continuidade. Assim, em 2003, foi institucionalizada a entidade Instituto Icaro.

O propósito principal do instituto é contribuir para o desenvolvimento digno de crianças e adolescentes, por meio de atividades esportivas, culturais e recreativas de qualidade, as quais proporcionam condições efetivas de melhoria de vida para os estudantes de famílias de baixa renda.

Ademais, visa proporcionar contato com atividades esportivas, que além de lúdicas, são extremamente importantes para o desenvolvimento social e formação de caráter do estudante; fazer acompanhamento escolar; desenvolver atividades recreativas e culturais, além de proporcionar aulas de xadrez, idiomas, entre outras.

A idade de ingresso no esporte é entre 6 e 8 anos e sua permanência após a quarta série escolar é definida pelo grau de seu envolvimento com o tênis de campo. Os alunos passam por um processo de seleção na escola pública e entrevista com os familiares ou responsáveis, além de receberem visitas domiciliar.

Alguns participantes demonstram habilidades esportivas acima da média e participam de eventos esportivos municipais e estaduais. Diante disso, o Instituto criou, em 2007, a equipe de rendimento, composta por 20 atletas que treinam 3 horas por dia e possuem grandes conquistas no âmbito estadual e nacional – um atleta de alto rendimento custa para o instituto 300 vezes mais que um atleta de baixo rendimento. Atualmente, o Instituto Icaro atende, de forma gratuita, cerca de 760 estudantes, dentre aqueles que treinam na sede e àqueles que praticam nas escolas municipais de Curitiba e região. Nestas, a entidade promove a educação complementar do estudante, com ênfase no aspecto formativo, difundindo os valores inerentes da prática esportiva, tendo como principal meio o tênis, e atende cerca de 550 alunos, além de oferecer capacitação contínua aos professores da Rede Municipal na sede do Instituto.

Desde 2003, o Instituto Icaro já atendeu mais de 5.000 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Além destes, temos outras 2.000 crianças atendidas indiretamente pelos professores das escolas públicas para os quais o Instituto ministrou cursos de tênis e os capacitou. Ainda, firmou parcerias com a Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), oferecendo aulas de mini-tênis nas cidades de Jacarezinho e Bandeirantes. No total, 100 crianças em vulnerabilidade social recebem a oportunidade de vivenciar o esporte como educação e sociabilização.

O Instituto Icaro oferta os seguintes projetos: Tênis de Alto Rendimento; Tênis Educacional / Xadrez; Tênis nas Escolas; Tênis na Praça; Tênis no Interior do Estado; e Tênis para Cadeirantes. Segundo Marcolin, as principais conquistas em 2021 e 2022 foram: n° 1 do ranking estadual infantojuvenil por equipes; Matheus Lima – 1º colocado do ranking Sul-americano de tênis e 1º colocado do ranking brasileiro da categoria 16 anos; Gustavo Almeida – Campeão mundial por equipes, 1º colocado do ranking Sul-americano de tênis, 2º colocado do ranking brasileiro da categoria 16 anos; Dois atletas convocados para defender a seleção brasileira no Sul-americano e mundial por equipes da categoria 16 anos masculino; e Bicampeões Interclubes Paranaense Infantojuvenil 2022. No entanto, para o diretor-Presidente do Instituto Icaro, “o maior resultado alcançado pelo projeto é a inclusão social e o poder de transformação do futuro das crianças e adolescentes pelo esporte”.

O impacto social das ações do Instituto pode ser observado pelas transformações de crianças e jovens por meio do esporte, ampliando seus horizontes e objetivos de vida; pelas atividades e palestras para a família do beneficiário, orientando a família como um todo; e pela formação de futuros professores de tênis. Atualmente, vários ex-beneficiários são professores no Instituto Icaro, DM Tênis e em outras acadêmias e clubes da cidade.

Os recursos financeiros recebidos pelo Instituto são para contratar e manter professores e treinadores especializados; para o pessoal administrativo, marketing e serviços gerais; para aquisição de uniformes e equipamentos adequados para um trabalho de qualidade; e para atividades complementares, como fisioterapia, preparação física, massoterapia e nutrição. Marcolin destacou que o campeão de Tênis brasileiro, Gustavo Kuerten, conhecido como Guga, apoia o Instituto Icaro desde 2003. Além disso, a entidade participa de vários chamamentos públicos.

O Diretor-Presidente do Instituto Icaro frisou que o atual Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba foi um estagiário brilhante da entidade e deu início ao esporte de tênis nas escolas municipais. Na ocasião, Marcolin destacou que há muitas leis, emendas e fundos de incentivo ao esporte no país, além do Programa Nota Fiscal Paraná. E salientou que os estudantes do Instituto Icaro, que treinam com alto rendimento, tem oportunidade de receberem bolsas para estudarem na América do Norte e Europa.

O Presidente do CEE/PR, Conselheiro João Carlos Gomes, ressaltou a importância do esporte do Tênis para os estudantes, principalmente de baixa renda, para a inclusão social destes, bem como para a disciplina, a sociabilidade e forjamento do caráter, contribuindo para os tornarem cidadãos aptos para o mundo do trabalho e transformadores da sociedade.