Dr. Glauber Higa Kaio faz palestra sobre saúde mental no CEE/PR 17/09/2025 - 15:37

O psiquiatra Dr. Glauber Higa Kaio esteve presente no Conselho Estadual de Educação do Paraná, durante a 8.ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno, para dialogar com o Colegiado e servidores sobre transtornos de humor.

Atualmente, mais de 322 milhões de pessoas sofrem com depressão em todo o mundo. No Brasil, estima-se 12 milhões, o que representa 5,8% da população, o que coloca o país dentre a maior prevalência da América Latina, segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS). A maior incidência ocorre em mulheres (5,1%), enquanto os homens representam 3,6% dos que sofrem com esse transtorno.

Fatores socioeconômicos como desigualdade, estresse e dificuldades no acesso a tratamento de qualidade contribuem para a alta prevalência, enquanto a falta de informação e o estigma social também são barreiras relevantes para o tratamento e a busca por ajuda.

Nesta perspectiva, é importante conhecer os transtornos do humor e suas características, pois tal conhecimento permite identificar sinais e sintomas precoces e buscar suporte adequado e encaminhamento profissional quando necessário. Além disso, promove a desestigmatização, incentivando a empatia e o cuidado no relacionamento diário com estudantes, familiares e demais profissionais da educação.

O Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, frisou a importância de procurar auxílio de um especialista e da importância do diagnóstico correto. “É preciso ter sensibilidade para olhar o ser humano holisticamente”, afirmou, destacando a importância de os educadores terem um olhar atento e sensível para a realidade dos estudantes.

 

Glauber Higa Kaio - Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, com Residência Médica em Psiquiatria pela mesma instituição, especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e em Transtornos Alimentares pelo Núcleo de Atenção aos Transtornos Alimentares da Universidade Federal de São Paulo, e mestre na área de transtornos alimentares por esta Universidade.