A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL ARTICULANDO SABERES E PRÁTICAS: A EXPERIÊNCIA DE VITORINO-PR 26/08/2014 - 16:30

Carlos Alberto: Professor, qual o contexto do Município de Vitorino?
Prof. Dirceu Ruaro: O município de Vitorino tem seu nome dedicado ao cacique indígena Vitorino Condá que se aliou aos brancos para defendê-los de outros índios arredios aos colonizadores. Em fins do século XIX já havia um povoado na localidade que se dedicava à produção de erva-mate e à criação de porcos. Entre os anos de 1920 e 1925 o povoado tornou-se um entreposto dos tropeiros que faziam o caminho entre os municípios de Barracão e Clevelândia. Surgiram então os primeiros comerciantes no povoado que se tornou Distrito de Clevelândia em 1951 e, em 1960 tornou-se município sendo desmembrado deste. O censo de 2010 indicou uma população de 6.513 habitantes. A economia do município gira em torno da produção de soja, milho, gado e produção de forragens. A agroindústria produz alimentos, madeira, material elétrico e mecânico. A localização geográfica do Município é no sudoeste do Paraná, apresentando clima subtropical, úmido, temperatura média de 22º e inferior de 18º. A área do município é de 306.238 km2.

Carlos Alberto: E, com relação ao contexto educacional?
Prof. Dirceu Ruaro: O Município de Vitorino, como a imensa maioria dos munícipios paranaenses pertence ao Sistema Estadual de Educação. A tendência atual das reformas educacionais em curso no Municipio de Vitorino tem como ponto central a gestão da secretaria e das unidades escolares.
O Município conta com uma rede de três unidades municipais que atendem a educação infantil, o ensino fundamental - anos iniciais e a educação de jovens e adultos, também anos iniciais, com um total geral de 644 alunos (2014 - Censo Escolar).
As três unidades escolares municipais estão situadas na sede do município, não havendo nenhuma escola na zona rural.
Mesmo pertencendo a Rede Estadual de Ensino, enquanto Sistema, a educação no município está a cargo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que é a responsável por conduzir o processo educacional na Rede Municipal.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura Esportes e Lazer, tem como missão implementar uma educação pública de qualidade, por meio de processo participativo, visando à formação integral em tempo integral do educando para efetiva construção de um processo educativo que engloba formação e desenvolvimento humano, social, artístico, cultural desportivo para o aumento da qualidade da aprendizagem na direção de uma formação mais completa que pressupõe o desenvolvimento do ser humano-cidadão- aluno.

A Secretaria Municipal de Educação está organizada por meio de Gerências e Unidades Escolares às quais tem atribuições na Lei Municipal 959/2007 sendo que, a Gerência de Ensino, tem como foco desenvolver ações para o ensino e a aprendizagem.
Em relação à proposta pedagógica, a mesma é elaborada e acompanhada pela Gerência de Ensino e as Coordenações Pedagógicas das Unidades Escolares e da Educação em Tempo Integral.

Carlos Alberto: Como foi a implantação da educação em tempo integral no Município?
Prof. Dirceu Ruaro: A Educação Integral em Tempo Integral teve essa concepção adotada na Rede Municipal de Educação de Vitorino, após discussões e estudos sobre que tipologia de educação integral seria significativa para a Rede.
Assim, significando uma educação escolar ampliada em suas tarefas sociais e culturais a implantação ocorreu em 2011, por meio da Lei Municipal Nº 1170/2011 estabelecendo a forma de atuação na Rede Municipal de Ensino.

PRESSUPOSTOS
Alguns pressupostos foram considerados no processo de implantação e implementação da proposta.
Inicialmente, questões ligadas ao Currículo foram discutidas, analisadas e adotadas de forma que contemplassem o desenvolvimento humano, social e cidadão dos alunos.
A forma de ação pedagógica contemplada foi a das ações interdisciplinares de maneira a agilizar e pensar o ensino em todas as suas dimensões. Por isso, a questão do “tempo” foi considerada essencial para a tomada de decisões. Duas questões primordiais foram consideradas: o tempo quantidade e o tempo qualidade.
Assim adotou-se a concepção de tempo escolar quantidade/qualidade ao se organizar a extensão do tempo nas atividades de tempo integral nas unidades escolares da Rede.
Além da forma de ação pedagógica e da questão do tempo, outro pressuposto foi a questão do espaço físico. Considerando que as atividades pedagógicas do Projeto de Implantação da Educação em Tempo Integral são complementares à jornada escolar, as mesmas podem ser desenvolvidas no próprio espaço físico da unidade escolar ou em espaços alternativos como os oferecidos na Secretaria Municipal de Educação, no Ginásio de Esportes e na Biblioteca Cidadã.
Outra questão considerada essencial para a proposta foi a dos profissionais que devem atuar no processo pedagógico. A decisão foi de que as atividades educativas devem ser desenvolvidas por professores, de preferência, concursadas e efetivadas na Rede Municipal.
Essa decisão levou a Secretaria a propor mudanças na Lei de Planos, Cargos e Salários, incluindo docentes para as áreas esportivas, culturais e sociais, necessários para a implantação da proposta.

A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Ao organizar a proposta curricular, partiu-se do principio de que não existem modelos predefinidos e ideais para uma proposta que pretende ser local e inovadora no contexto em que é desenvolvida.
Ainda assim, a Secretaria Municipal de Educação buscou produzir um currículo capaz de integrar as diferentes áreas do conhecimento em consonância com as ideias de formação do aluno cidadão, priorizando práticas pedagógicas capazes de propiciar a construção de valores que possibilitem a convivência e os relacionamentos interpessoais adequados a uma nova sociedade que se sedimenta.
Dessa forma, de acordo com o contexto local, foi pensada uma matriz curricular voltada às necessidades dos alunos, fazendo uma integração entre o currículo básico do turno regular com as oficinas curriculares contempladas na extensão da carga horária.
As oficinas curriculares foram organizadas tendo em vista a concepção de educação integral em tempo integral e contemplam as áreas de linguagem e matemática, atividades culturais, esportivas e motoras além de atividades de formação pessoal e social.
No momento, a questão curricular passa por reflexão e deverá ser reorganizada para dar conta da implantação do turno único, em pelo menos duas das unidades escolares a funcionarem em 2015 e, ao mesmo tempo, dar suporte as ações pedagógicas da unidade que ficará com o turbo estendido, ou contraturno.
De qualquer maneira, o novo formato da Escola Integral em Tempo Integral no Município de Vitorino exige inovações no modelo curricular para além de conteúdos de ensino e aprendizagem, trazendo também conteúdos socioculturais, esportivos que tragam à tona vivências relacionadas à qualidade de vida, ao exercício da cidadania, à convivência, às relações interpessoais e contribuições para o desenvolvimento pleno da pessoa.

Carlos Alberto: que ou quais oficinas pedagógicas que compõem o currículo escolar do Município de Vitorino?
Prof. Dirceu Ruaro: A organização do tempo/espaço/ações pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral no Município de Vitorino, foi organizada dentre as diferentes possibilidades de organização didático-pedagógica tendo como foco as Oficinas Pedagógicas.
Para a Secretaria Municipal de Educação e Coordenação da Educação em Tempo Integral, essa é a forma mais adequada e promissora de desenvolver as ações pedagógicas nas quais se devem integrar os conteúdos de aprendizagens por meio de metodologias interdisciplinares.
A concepção que orientou a adoção das Oficinas Pedagógicas foi a de que essa é a forma, para contexto municipal de Vitorino, de favorecer o envolvimento do aluno, despertando o interesse e a participação, além de possibilitar escolhas para frequentar as oficinas de seu interesse, uma vez que a gama oferecida provoca, justamente, a escolha pela atividade que mais se adequa ao perfil pessoal de cada um.

Carlos Alberto: Prof. Que avanços e desafios você gostaria de mencionar?
Prof. Dirceu Ruaro: Diante das Oficinas acima descritas e dos resultados que se apresentam por meio do IDEB, desde 2009 e, ainda, pela frequência e participação dos alunos nas oficinas pedagógicas que compõem o currículo escolar da Rede Municipal de Educação de Vitorino, pode-se considerar que há um Projeto Político de Educação em desenvolvimento.
Talvez esse seja o maior avanço. A educação integral em tempo integral é política pública no município de Vitorino-PR, por força de lei municipal.
A implantação da Educação em Tempo Integral representou uma nova fase em 2011 e, atualmente, os projetos iniciais, transformados em Oficinas Pedagógicas, são o ponto alto da transformação educacional.
A formação dos professores e oficineiros da educação em tempo integral é outra ação desenvolvida com muito cuidado e atenção. Atualmente um convênio inédito com a Universidade Federal da Fronteira Sul tem demonstrado que, de fato, esse é o caminho. É preciso formar adequadamente os docentes e oficineiros para que se tenha uma educação integral e em tempo integral de qualidade.
Apesar de todos os avanços ainda há desafios a serem vencidos. Por isso, a conversa, o diálogo, o planejamento em conjunto, a busca de metodologias e de práticas que deem conta deste “fazer diferente” é um desafio que permanece constante.
Por mais que se encontrem espaços alternativos, a escola de tempo integral precisa construir seus espaços. Salas multifuncionais, auditório, espaços de esporte e de lazer. O Município de Vitorino reformou e ampliou suas unidades escolares de forma que contempla, hoje, todas as necessidades das ações do tempo integral, sejam elas de cunho pedagógico, cultural ou esportivo.
E a questão dos recursos? Esse talvez seja o maior desafio.
Quem vai financiar a educação em tempo integral? Não se pode ficar na ilusão. É o próprio município. Mesmo com Programas como o “Mais Educação”, ainda é incipiente a participação efetiva do Governo Federal nas necessidades imediatas de manutenção dos programas.

Carlos Alberto: Suas considerações finais
Prof. Dirceu Ruaro: Primeiramente, gostaria de registar meu agradecimento ao Prefeito Valdir Picolotto que me convidou para essa empreitada no Município de Vitorino. Da mesma forma, e não em grau de inferioridade, agradecer ao Prefeito atual, Juarez Votri pela confiança em continuar a frente da Secretaria Municipal de Educação de Vitorino e poder solidificar a implantação e implementação da Educação Integral em Tempo Integral. São dois gestores de marca maior na compreensão da importância da educação no desenvolvimento de um município e, especialmente, no desenvolvimento das crianças.
Depois, dizer que, mesmo com o sucesso da experiência e o avanço que se tem tido, é preciso permanecer atentos para algumas questões como a da compreensão do que seja a educação integral em tempo integral e suas finalidades. As concepções determinam o saber e o fazer na escola.
Outra questão que não pode ser descuidada é relacionada aos recursos humanos: a contratação de pessoas para atuarem no processo precisa ser feita por meio de concurso público e para isso, é preciso rever, repensar e redimensionar os planos de cargos e salários.
Outra situação delicada é a da gestão da escola em tempo integral. A educação em tempo integral pede gestão compartilhada e, a grande maioria do pessoal da educação ainda não tem experiência suficiente para isso, apesar de estar caminhando.
Por fim, é preciso estar atento à questão de recursos. É ilusório pensar que se receberão valores, investimentos ou financiamento de outras esferas governamentais. O que se recebe é tão pouco que se não for bem planejado, faltará recursos para coisas básicas.

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