ENTREVISTA COM A CONSELHEIRA MARIA HELENA SILVEIRA MACIEL 13/09/2012 - 16:10

A professora Maria Helena Silveira Maciel foi eleita, nesta semana, Presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação do Parana. Conheça um pouco mais, através dessa entrevista, essa educadora que há anos participa ativamente da vida cultural e educacional do nosso Estado.

CEE/PR - Gostaríamos de, primeiramente, parabenizá-la pelo reconhecimento prestado pelos colegas desta reconhecidíssma Câmara de Educação e ao mesmo tempo perguntar-lhe sobre teu sentimento ao assumir tão nobre função:

Sinto-me honrada primeiramente. Registro também o peso da responsabilidade de coordenar um trabalho pelo qual tenho enorme apreço, longa história de participação e acima de tudo vontade de contribuir neste momento histórico da educação brasileira. È urgente a participação de toda a sociedade para que possamos colocar realmente como a meta prioritária de desenvolvimento do país a EDUCAÇÃO.

CEE/PR - Gostaríamos que a Senhora nos desse “um olhar” sobre a problemática da Educação atual no Brasil e no Paraná:

Os problemas são muitos, mas o maior e mais urgente é a formação de bons professores, que deem aos nossos jovens e às nossas crianças um olhar novo de esperança no "aprender". A meu ver esta é a função mais urgente da academia, da educação superior: uma revisão verdadeira e ampla de conteúdos, de conhecimentos, que possa acompanhar o desenvolvimento rápido da tecnologia.
A tecnologia pode ser um excelente instrumento, mas pode também ser uma arma se mal usada, comprometendo a formação do cidadão do século XXI.

CEE/PR - Como Presidente da Câmara de ensino Superior, a senhora se define como uma otimista?

Sou uma pessoa otimista em relação ao ser humano e a formação dele como agente participador da vida em todas as suas formas.   As IES são o celeiro do conhecimento, devem buscar sempre crescer em todos os sentidos que conduzam os alunos, docentes e comunidade acadêmica a novas formas de olhar a sociedade, e cada vez mais incluir o cidadão no mundo do conhecimento. As perspectivas me parecem boas, estamos avançando no terreno da avaliação, de regulação que realmente oriente e discuta democraticamente a expansão das instituições, cursos e aperfeiçoamento da formação de docentes e discentes, técnicos e todos os agentes da educação.

CEE/PR - Pode nos agraciar com algumas informações a mais sobre a tua memória educacional e cultural em nosso Estado?

Falar da minha trajetória na história educacional e cultural da educação paranaense  é falar de mais de 50 anos trabalhando como educadora, comecei na educação infantil e fundamental, fase imensamente gratificante, sou alfabetizadora especializada no método Montssori,trabalhei no ensino médio, professora de Didática no curso de magistério,no ensino superior fui docente de Ciências Sociais,Vice-Diretora das Faculdades Positivo e Pró-Reitora de Planejamento e Avaliação Institucional do Centro Universitário Positivo.
Na área pública acompanhei toda a implantação do Sistema Estadual de Ensino Superior no Paraná,participei como membro de mais de 60 comissões de autorização e reconhecimento de cursos e IES, como funcionária do CEE-Pr. Estou no terceiro mandato de Conselheira e sou especialista em Direito Educacional pela UNB. Na área social fui Secretária da Criança de Curitiba , nos anos de 1995 e 1996, enfim é um resumo rápido de 54 anos de trabalhos educacionais.

CEE/PR - Gostaríamos de saber um pouquinho sobre a mulher Malala, nome carinhoso que os amigos lhe deram, no seu dia a dia.

No dia a dia a Malala é uma mulher guerreira , que vai completar 72 anos de vida bem vivida,mãe de um lindo rapaz autista de 41 anos, feliz e tranquilo, leitora voraz desde os 6 anos de idade,adora escrever e tem 2 livros não editados ,muitos contos e crônicas não publicados e com muita garra e temperamento forte e amor para dar e receber. Com fé na vida e no ser humano e tentando sempre aprender com humildade e exercer a compaixão. Valeu!!!

GALERIA DE IMAGENS