Educação do Campo é pauta da 11.ª Reunião Ordinária do CEE/PR 07/12/2020 - 14:00

A Chefe do Departamento da Diversidade e Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED), Ângela Regina Mercer de Mello Nasser, e as Técnicas Pedagógicas da Educação do Campo, Michelle Renata Borsatto e Ana Sueli Vandresen, participaram, na manhã do dia 30/11/2020, da 11.ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) para discutir sobre as classes multianos.


A Professora Ângela Regina Nasser informou que a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná iniciou a implantação da nova proposta de organização multianos em setembro de 2019, devido à situação de algumas escolas estaduais do campo estarem com menos de 35 alunos no Ensino Fundamental. “Essa iniciativa tem como objetivo a permanência da escola no campo, pois havia casos de escolas que tinham dois alunos por turma”, informou a professora.

A nova proposta foi dividida em duas fases: uma nova matriz curricular para os 6.º e 7.º anos e outra para os 8.º e 9.º anos. A escola continua tendo toda a estrutura de funcionários, agentes I e II, pedagogos e diretores, houve apenas a redução de turmas.

Para essa mudança na matriz curricular, houve formação dos técnicos pedagógicos do campo nos 19 Núcleos Regionais de Educação (NREs) onde se localizam as escolas do campo com até 35 alunos matriculados no Ensino Fundamental II. E para a implantação da nova proposta de organização multianos também ocorreram visitas técnicas às escolas do campo para averiguar in loco a situação de cada instituição, bem como reunião dos NREs com as comunidades escolares.

Em fevereiro deste ano, houve formação presencial com os professores, pedagogos e diretores das escolas do campo de pequeno porte em cinco pólos regionais em todo o Paraná e em março foi realizado, pelos NREs, suporte e orientação às escolas, bem como o início do ensino remoto devido à pandemia da Covid-19.

No ano letivo de 2021, acontecerá a formação continuada aos profissionais da educação das escolas do campo multianos por meio do Programa Escola da Terra. O Programa é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), a Universidade Fronteira Sul (UFFS), a Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e a Universidade Federal do Litoral (UFPR Litoral) com vistas a promover a formação continuada de professores para que atendam às necessidades específicas de funcionamento das escolas do campo e daquelas localizadas em comunidades quilombolas e oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades formativas das populações do campo e quilombolas. No Paraná, está em sua 4.ª edição.

A proposta da organização multianos, que segundo a professora Ângela Regina Nasser é inovadora por romper com o modelo seriado, será encaminhada ao CEE/PR para aprovação.

GALERIA DE IMAGENS