Eleição dos Novos Presidentes e Vice-Presidentes de Câmaras do CEE/PR 22/11/2022 - 13:12

O Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) elegeu, durante a 10.ª Reunião Ordinária de 2022, os Presidentes e Vice-Presidentes das Câmaras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (CEIF) e do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (CEMEP), com base no artigo 10 do Decreto Estadual n.º 5.499, de 03 de agosto de 2012, que prevê uma única eleição, por Câmara, para o mandato de um ano para o Presidente e Vice-Presidente eleito, sendo permitida uma única reeleição imediata.

Aos Presidentes das Câmaras compete presidir, supervisionar e coordenar as reuniões e trabalhos de suas respectivas Câmaras, promovendo as medidas necessárias ao cumprimento das suas finalidades; estabelecer a pauta de cada sessão, dando ciência aos membros das Câmaras; resolver questões de ordem; exercer o voto de qualidade, quando houver empate nas votações; articular-se com a Presidência do Conselho para a condução geral dos trabalhos do Colegiado, dentre outras atribuições. Cabe destacar que a eleição é realizada por escrutínio.

Foram reeleitas para o segundo mandato na Câmara da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (CEIF) a Conselheira Ozélia de Fátima Nesi Lavina como Presidente e a Conselheira Marli Regina Fernandes da Silva como Vice-Presidente. Na Câmara do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio foi eleita como Presidente a Conselheira Christiane Kaminski e como Vice-Presidente a Conselheira Gilmara Ana Zanata.

A Presidente da CEIF, Conselheira Ozélia de Fátima Nesi Lavina, possui graduação em Ciências – com habilitação em Física e Matemática, Pós-graduação em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) - campus Guarapuava/PR e em Educação Especial pela Faculdade Celer de Xaxim/SC. Atualmente, é professora da Rede Pública Estadual de Educação do Paraná, atuando no Colégio Estadual Mário de Andrade, no município de Francisco Beltrão/PR,  membro do Conselho do Magistério do Paraná e do CEE/PR. No que diz respeito à sua experiência na Educação, destaca-se por seu trabalho com a docência, organização de eventos, congressos, exposições e feiras. Além disso, possui experiência com a gestão pública, na qual teve grande êxito como Chefe do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão.

A Vice-Presidente da CEIF, Conselheira Marli Regina Fernandes da Silva, é graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional Jandaia do Sul (FAFIJAN), Pós-graduada em Filosofia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM), Tecnologias da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO), Gestão Pública pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Servidora da Rede Pública Estadual de Educação do Paraná. Atuou como docente, gestora e pedagoga. Na rede privada, foi tutora, docente, supervisora de estágio e coordenadora do curso de Pedagogia à distância e presencial. Na pós-graduação, foi docente e orientadora de monografias, além de ser autora e co-autora de várias publicações na área da educação, organizadora de fóruns, congressos, conferências, simpósios e participante como membro de comissão julgadora de bancas de graduação e pós-graduação lato sensu, culminando sua carreira com o recebimento de mais de 25 prêmios pelo desenvolvimento de seu trabalho na educação. Atualmente, é Vice-Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (UNDIME/PR).

Já a Presidente da CEMEP, Conselheira Christiane Kaminski, é graduada em Pedagogia, especialista em Formação de Docentes e de Orientadores acadêmicos em EaD e possui MBA em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Internacional Uninter, além de ser mestre e doutora em Educação pela UFPR e pós-doutoranda em Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Trabalhou na Rede Pública Estadual de Educação do Paraná como Professora do Magistério e no Instituto Federal do Paraná como Coordenadora Adjunta e Professora de Tutoria online. Atualmente, é docente do Centro Universitário Uninter, com dedicação exclusiva, atuando também como Coordenadora dos cursos profissionalizantes da Instituição.

A Vice-presidente da CEMEP, conselheira Gilmara Ana Zanata, é graduada em Educação Física pela Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon e em Marketing pela Universidade Paulista (UNIP), com pós-graduação em Gestão Educacional pela Unicesumar e em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Rede Pública Estadual de Educação do Paraná, atualmente é Chefe do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, onde se destacou em 2018, recebendo título de Mulher Cidadã do respectivo município pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido na área de gestão educacional.

As Conselheiras eleitas disseram que durante o mandato nas Câmaras desenvolverão um trabalho célere, organizado e comprometido com a educação paranaense, no qual aluno e professor crescem juntos e transformam a sociedade que vivem.