Eleição para Presidente e Vice-Presidente da Câmara da Educação Superior 04/05/2022 - 10:02

Durante a Semana Plenária de abril de 2022, aconteceu a eleição, por escrutínio, para a escolha do novo Presidente e Vice-Presidente da Câmara da Educação Superior do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), em consonância com o Decreto nº. 5499, de 03 de agosto de 2012, artigo 10, o qual prevê que “Cada Câmara elegerá um Presidente e um Vice-Presidente para o mandato de um ano, permitida uma única reeleição imediata”. Foram eleitas as Conselheiras Fátima Aparecida da Cruz Padoan como Presidente e Maria das Graças Figueiredo Saad como Vice-Presidente.

Aos Presidentes das Câmaras compete presidir, supervisionar e coordenar as reuniões e trabalhos de suas respectivas Câmaras, promovendo as medidas necessárias ao cumprimento das suas finalidades; estabelecer a pauta de cada sessão, dando ciência aos membros das Câmaras; resolver questões de ordem; exercer o voto de qualidade, quando houver empate nas votações; e articular-se com a Presidência do Conselho para a condução geral dos trabalhos do colegiado. Na ausência ou impedimento do Presidente da Câmara o cargo será exercido pelo Vice-Presidente, o qual terá as mesmas competências.

A Presidente eleita da Câmara da Educação Superior (CES), Conselheira Fátima Aparecida da Cruz Padoan, afirmou que o trabalho da CES segue a proposta do ex-presidente da Câmara, Décio Sperandio, tendo como objetivos: a) dar continuidade à articulação do CEE/PR com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) para a organização de Seminários e Workshops sobre pautas comuns relativas à inovação na educação visando a construção de marco regulatório; b) elaborar Deliberação sobre a emissão e registro de diplomas no âmbito do Sistema Estadual de Ensino; c) contribuir no aprofundamento das discussões com a Seti e as Instituições de Ensino Superior (IES) para que sejam estabelecidas estratégias que aumentem a taxa de ocupação dos cursos e minimizar a evasão dos graduandos; d) estabelecer um canal permanente de diálogo com os representantes das IES, por meio de reuniões periódicas, para contribuir com a regulamentação de temas referentes à Educação Superior; e) acompanhar a política de formação de docentes e promover debates com as IES, Seed e Seti quanto às diretrizes curriculares do Ensino Médio e a formação de professores; f) desenvolver estudos sobre a Resolução CNE/CP n.º 02/19, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), com vistas à proposição de regulamentações complementares; g) provocar debate com o Conselho Nacional de Educação, considerando o novo cenário que possibilitou a oferta de atividades não presencias, de acordo com suas especificidades, visando à atualização da Resolução CNE/CES n.º 07/18.

Para Maria das Graças Figueiredo Saad é uma honra assumir a Vice-Presidência da CES. A Conselheira já foi Presidente do Órgão, Presidente da Câmara do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e membro da Câmara da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, o que contribuirá significativamente para o desenvolvimento de um trabalho célere e eficaz na CES.

Membros da CES: Fátima Aparecida da Cruz Padoan, Maria das Graças Figueiredo Saad, Décio Sperandio, Fabiana Cristina de Campos, Meroujy Giacomassi Cavet e Rita de Cássia Morais.