Equipe do ProBNCC reúne-se com a Câmara do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio 26/08/2019 - 16:30

A Comissão Temporária para promover estudos sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio no Sistema Estadual de Ensino do Paraná, instituída pela Portaria n.º 8/2019-CEE/PR, se reuniu, na manhã do dia 13 de agosto de 2019, no Conselho Estadual de Educação do Paraná, com a chefe do Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC), Prof.ª Mary Lane Hutner, o Coordenador Estadual da Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa Ensino Médio, Prof. Tiago Ungericht Rocha, e as pedagogas Maria Regina Bach e Elaine Cristina Nascimento, todos servidores da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), para estudar a implementação da BNCC – Etapa Ensino Médio no Estado.

A equipe faz parte do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) – Etapa Ensino Médio, que está dividido em dois ciclos: revisão ou elaboração dos currículos estaduais em regime de colaboração, fase pela qual a Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental já passou, e formação dos profissionais da Educação das redes estadual e municipal, bem como a revisão dos Projetos Pedagógicos das instituições de ensino, em consonância com os novos currículos.

Na ocasião, a Prof.ª Mary Lane Hutner apresentou o andamento do trabalho, ressaltando que, em conformidade com a Portaria n.º 649/2018 do Ministério da Educação, o estado do Paraná tem 25 (vinte e cinco) escolas piloto, as quais foram selecionadas a partir de um Plano de Implementação do Novo Ensino Médio considerando as contribuições dos diversos setores, levantamento de dados e indicadores, tais como infraestrutura, alimentação, transporte, docentes, matrículas, dentre outros.

Para o desenvolvimento desse projeto piloto, houve os seguintes encaminhamentos: Plano de Acompanhamento das Propostas de Flexibilização Curricular (PAPFC) enviado ao MEC/SEB; Encontro de Formação do Novo Ensino Médio, cujo objetivo foi fornecer subsídios para elaboração da Proposta de Flexibilização Curricular (PFC), a qual deve seguir a governança, o mapeamento do interesse dos estudantes e o perfil dos professores, considerando diferentes instrumentos de escuta, plano de formação continuada, proposta de atividades curriculares com foco em Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil; e validação das PFCs das escolas em conformidade com a PAPFC.

Segundo a explanação da equipe ProBNCC, as responsabilidades da Seed na implementação do Novo Ensino Médio são: criar o Comitê de Monitoramento e Avaliação para Implementação do Novo Ensino Médio, elaborar  orientações iniciais, elaborar e executar o PAPFC e capacitar gestores e coordenadores pedagógicos. Já dentre as responsabilidades dos Núcleos Regionais de Educação, está capacitar os gestores e coordenadores pedagógicos das escolas, acompanhar a elaboração e execução da PFC e  acompanhar o gerenciamento dos recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

O Projeto Piloto será desenvolvido nos seguintes municípios do Estado do Paraná: Barbosa Ferraz, Cascavel, Ibema, Francisco Beltrão, Juranda, Pinhão, Guarapuava, Prudentópolis, Ivaiporã, Rosário do Ivaí, Cambará, Rio Bonito do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Cantagalo, Laranjal, Mato Rico, Santa Maria do Oeste, Castro, Telêmaco Borba, Guaíra, Iporã, Altônia, União da Vitória, Jaguariaíva.


Comissão Temporária – Constituída por Conselheiros da Câmara do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e servidores do Conselho Estadual de Educação do Paraná.

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