FÓRUM UNDIME 02/04/2012 - 10:20
O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Parana, Dr Oscar Alves, participou dia 28 de março , no Centro de Eventos da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), em Curitiba) do 12º Fórum Extraordinário da Undime/PR, quando palestrou sobre Educação de Tempo Integral.
Mencionando os múltiplos espaços de aprendizagem existentes na comunidade, focou seu discurso com destaque no papel social-educativo do Estado, família, escola e sociedade na construção de uma educação integral.
Ressaltou, fundamentado em grandes luminares da história da Educação, como Claparède, Freinet, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, a necessidade de uma Educação Integral, com dimensão quantitativa ( mais tempo na escola) e com dimensão qualitativa ( formação integral do ser humano).
Para o Presidente do Conselho Estadual de Educação do Parana: “ A Escola Pública precisa ser integral, integrada e integradora. Integral ao projeto eco-político-pedagógico da escola às igrejas , às quadras de esporte, aos clubes, às academias de dança, de capoeiras, de ginástica, aos telecentros, parques, praças, museus, cinemas, etc, além de universidades, centros de estudos, ongs, movimentos sociais. Enfim, integrar o bairro de toda a municipalidade”.
Lembrou ainda, citando Maria Helena Guimarães de Castro, ser “ impossível desenvolver a educação integral sem articulá-la com a saúde, a assistência social, o esporte, a cultura, as políticas de formação profissional e geração de renda.” .
Mencionando os múltiplos espaços de aprendizagem existentes na comunidade, focou seu discurso com destaque no papel social-educativo do Estado, família, escola e sociedade na construção de uma educação integral.
Ressaltou, fundamentado em grandes luminares da história da Educação, como Claparède, Freinet, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, a necessidade de uma Educação Integral, com dimensão quantitativa ( mais tempo na escola) e com dimensão qualitativa ( formação integral do ser humano).
Para o Presidente do Conselho Estadual de Educação do Parana: “ A Escola Pública precisa ser integral, integrada e integradora. Integral ao projeto eco-político-pedagógico da escola às igrejas , às quadras de esporte, aos clubes, às academias de dança, de capoeiras, de ginástica, aos telecentros, parques, praças, museus, cinemas, etc, além de universidades, centros de estudos, ongs, movimentos sociais. Enfim, integrar o bairro de toda a municipalidade”.
Lembrou ainda, citando Maria Helena Guimarães de Castro, ser “ impossível desenvolver a educação integral sem articulá-la com a saúde, a assistência social, o esporte, a cultura, as políticas de formação profissional e geração de renda.” .


