IES Públicas do Paraná fazem palestra no CEE/PR sobre Estrutura e Funcionamento das Instituições e seus desafios na gestão 24/05/2023 - 16:19

A Presidente da Câmara da Educação Superior (CES) do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), Conselheira Fátima Aparecida da Cruz Padoan, e demais Conselheiros da CES iniciaram uma série de palestras com os reitores e pró-reitores das Universidades Estaduais do Paraná a fim de estabelecer diálogo sobre o tema “Estrutura e Funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES): pontos fortes e desafios na gestão”.

Os eventos tiveram início na 1a. Reunião Ordinária de 2023  e se estenderão até a 8ª. Reunião, que acontecerá em setembro deste ano. Já estiveram presentes no CEE/PR, Reitores, Pró-reitores e demais representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

A primeira instituição de Ensino Superior a se reunir com os membros da CES foi a  Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Estiveram presentes o Reitor Prof. Dr. Alexandre Almeida Webber e o Vice-reitor Prof. Dr. Gilmar Ribeiro de Mello, além de representantes da Pró-reitoria de graduação. Segundo Webber, a Unioeste tem em sua estrutura cinco campi que funcionam nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Toledo e Marechal Cândido Rondon e conta com 819 atividades de extensão e 108 cursos de graduação, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região oeste paranaense e do país. Para alcançar esse propósito, a gestão da Unioeste enfrenta diversos desafios e integra seus pontos fortes para manter a Universidade em constante evolução.  

Dentre esses pontos, destaca-se a visão estratégica clara e objetiva, que envolve a formação de profissionais altamente capacitados, a pesquisa, a extensão e a internacionalização; o compromisso com a comunidade que se reflete em diversas ações de extensão e programas de inclusão social; uma equipe comprometida com o desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores, criando um ambiente de trabalho favorável; uma infraestrutura moderna, com  equipamentos de alta tecnologia para os alunos e pesquisadores; o reconhecimento nacional e internacional por sua qualidade acadêmica e pesquisa de ponta; a manutenção do capital intelectual; e as parcerias com a Fundação Araucária, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
De acordo com o reitor da Unioeste, um dos desafios a serem enfrentados pela gestão é a adaptação às mudanças tecnológicas, culturais e sociais que envolvem o ensino superior .Outro ponto destacado como desafiador é atingir as metas do Plano Nacional de Educação.

Na ocasião da apresentação da Universidade Estadual do Norte Pioneiro, estiveram presentes o Reitor Prof. Dr. Fábio Antonio Martini Neia, representantes da Pró-reitoria, além do Chefe de Gabinete da Instituição, Mateus Luiz Biancon. A  UENP possui  três campi, localizados nas cidades de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Bandeirantes. E tem como objetivo principal fornecer uma educação de qualidade e acessível para todos os alunos, independente da origem social ou econômica. Segundo o Reitor da UENP, a universidade oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação com conteúdos atualizados e professores altamente qualificados.

Entre os pontos fortes da UENP está a sua matriz curricular atualizada, estrutura física moderna, equipe docente qualificada e comprometida com a excelência do ensino e da pesquisa, além de programas de inclusão social e bolsas de permanência para alunos carentes, os quais também contam com o apoio de Pedagogos, Psicólogos e Assistentes Sociais que fazem parte do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE). O Reitor Fábio Antonio Martini Neia, destacou a parceria com a SEED/PR para divulgar os cursos de graduação da instituição, bem como a capacitação em Robótica  dos professores da Educação Básica da Rede Pública Estadual do Paraná, também são projetos importantes da instituição para a interação com a comunidade.

Entretanto, a gestão da UENP igualmente enfrenta alguns desafios. Um dos principais é a evasão e o pouco incentivo à permanência dos alunos nos cursos. Além disso, é necessário cada vez mais aprimorar a formação dos alunos nas áreas técnicas e científicas, visando à adaptação ao mercado de trabalho e novos investimentos em infraestrutura. No entanto, ainda que a Universidade tenha desafios a superar, o constante investimento em educação de qualidade e busca por melhorias em suas estruturas e currículos, faz da UENP uma instituição fundamental para o desenvolvimento educacional da região e do Estado.

Já durante o encontro com a Universidade Estadual de Maringá, que  iniciou suas atividades em 1970,  estiveram presentes o Reitor Professor Dr. Leandro Vanalli e o Pró-Reitor de Ensino, Prof. Dr. Marcos Vinicios Francisco. Uma das Universidades Estaduais mais antiga do Paraná, a UEM oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Sua estrutura, segundo Vanalli, é composta por sete centros de ensino, 90 cursos de graduação, 81 programas de pós-graduação, hospital universitário, escola de música e belas artes, biblioteca central, laboratórios de pesquisa, parque tecnológico e incubadora de empresas.  Com ensino de qualidade e produção científica de alto nível e seguindo as diretrizes do Ministério da Educação, possui estrutura administrativa e pedagógica moderna, com sistema de avaliação contínua e tecnologia de ponta à disposição de alunos e professores.

O Pró-reitor de Ensino da UEM frisou os pontos fortes da gestão, como a excelência na formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento; a qualidade de ensino e pesquisa reconhecida nacional e internacionalmente; a estrutura administrativa e pedagógica moderna, com sistema de avaliação contínua e tecnologia de ponta à disposição de alunos e professores; comprometimento com a sustentabilidade e responsabilidade social, como, por exemplo, o canal “Fale com o Reitor” no site da instituição. Já dentre os desafios da gestão, apontou a captação de recursos para investimentos em infraestrutura e tecnologia, tendo em vista o cenário econômico atual; a adaptação à nova realidade imposta pela pandemia, buscando a continuidade das atividades acadêmicas e científicas; a melhoria da integração entre os diferentes setores da Universidade, visando a efetividade e a eficiência na gestão.

A quarta instituição a se reunir com a CES foi a Universidade Estadual do Centro-Oeste. Na oportunidade, estiveram presentes o Reitor Prof. Dr. Fabio Hernandes e representantes da Pró-reitoria. A instituição, fundada em 1990, conta com 03 campi funcionando nos municípios de Guarapuava e Irati, além dos campi avançados localizados em Laranjeiras do Sul, Chopinzinho, Prudentópolis, Pitanga e Coronel Vivida e igualmente destaca-se por seus cursos de qualidade. Para garantir o bom funcionamento da instituição e atender às demandas dos estudantes, professores e demais colaboradores, a Unicentro conta com uma gestão que busca a otimização de recursos e eficiência administrativa. Dentre os pontos fortes da gestão da Unicentro, destacam-se a alta qualificação de servidores e docentes e a participação da comunidade acadêmica. “A gestão da Unicentro tem uma postura aberta ao diálogo e à participação de professores, estudantes e servidores nas decisões que afetam a Universidade”, destacou Hernandes. O Reitor comentou, ainda, que o curso de História do campus de Coronel Vivida é o segundo melhor do país, demonstrando a importância da qualificação dos professores e do envolvimento dos acadêmicos com o aprendizado.

Outros pontos fortes que merecem ênfase no desenvolvimento do trabalho da Unicentro com a comunidade são os projetos inovadores, como a oferta da língua Talian (um dialeto Italiano) no campus de Irati – único curso dessa língua no Paraná; a certificação de produtos orgânicos oriundos da agricultura familiar da região centro-oeste do Estado; a construção de cadeira de rodas para a comunidade, realizada na Clínica de Órtese e Prótese da Instituição; a parceria com as escolas da Educação Básica para divulgar os cursos de graduação da Unicentro; dentre muitos outros projetos de extensão.

No entanto, há desafios significativos que a gestão da Unicentro enfrenta, dentre eles, a permanência dos  estudantes até a conclusão do curso de graduação; e a baixa procura pelo ingresso em alguns cursos. Segundo Hernandes, apesar dos desafios, a gestão tem demonstrado que está comprometida com a melhoria contínua da Instituição, por meio da busca por soluções inovadoras e a valorização do diálogo e participação de todos os envolvidos na vida universitária.

De acordo com a Presidente da Câmara da Educação Superior do CEE/PR, Conselheira Fátima Aparecida da Cruz Padoan, o convite para a apresentação institucional foi feito a todas as sete  universidades estaduais e à Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (UNIUV). O objetivo é possibilitar que os Conselheiros tenham mais informações sobre as instituições. Para isso, um outro movimento também será realizado – a visita dos Conselheiros às universidades. “Nós teremos um outro momento, que são as visitas in loco. Com toda certeza, nessas visitas, aprenderemos muito ouvindo as universidades. É um momento especial para aprimorarmos nossas análises e as avaliações que são feitas na Câmara da Educação Superior do Conselho Estadual de Educação”, afirmou.

O Presidente do CEE/PR, Conselheiro João Carlos Gomes, ressaltou que os cursos de graduação precisam atrair os alunos no primeiro e no segundo ano, colocando os professores mais experientes e as  disciplinas que façam maior ponte com o mundo do trabalho nesses períodos. Segundo Gomes, as palestras mostraram que as universidades desenvolvem trabalhos muito importantes, visando a melhoria das condições de vida da população nas cidades e regiões em que está inserida. O Conselheiro salientou, ainda, a importância da liberação do edital, pela SETI, de 10,2 milhões de reais para incentivo aos projetos do  Programa de Extensão das universidades públicas estaduais.

 

Estiveram presentes: Unicentro – Reitor Fábio Hernandes; Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcos Ventura Faria; Pró-reitora de Extensão e Cultura Lucélia de Souza; Pró-reitora de Ensino Karina Worm Beckmann; e Pró-reitor de Planejamento Mauricio João Atamanczuk; e o Coordenador de Comunicação Social da Unicentro Danny Jessé Falkembach Nascimento. Unioeste – Reitor Alexandre Almeida Webber; Vice-Reitor Gilmar Ribeiro de Mello; docente Gerson Henrique da Silva; Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Sanimar Busse; Pró-reitora de Extensão Fabiana Regina Veloso; e Pró-reitora de Recursos Humanos Josiane Rodrigues da Silva. UENP – Reitor Fábio Antonio Martini Neia; Pró-reitora de Graduação Juliana Telles Faria Susuki; Pró-reitor de Extensão e Cultura Rui Marques Elias; Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Jorge Sobral Maia; Chefe de Gabinete  Mateus Luiz Biancon. UEM – Reitor Leandro Vanalli; Pró-reitor de Ensino Marcos Vinícios Francisco. SETI – Mário Cândido de Athayde Júnior; Fabiano Gonçalves Costa; Valdirene Lima de Araújo Kosaki. CEE/PR – Conselheiros membros da CES: Presidente Fátima Aparecida da Cruz Padoan; Vice-Presidente Maria das Graças Figueiredo Saad; Décio Sperandio; Fabiana Cristina de Campos; Aurélio Bona Junior;  Meroujy Giacomassi Cavet; Rita de Cássia Morais; Coordenadora da Assessoria Pedagógica Cássia Stein; Assessoras Pedagógicas Beatriz Kozicki, Berenice Aparecida dos Santos Ramos e Terezinha Lima Pereira.