Major da Polícia Militar participa da 8.ª Reunião Ordinária do CEE/PR 23/09/2019 - 11:00

O Major Marcelo Toniolo de Oliveira, da Academia Militar do Guatupê de Curitiba, participou, no dia 13 de setembro de 2019, da 26.ª Sessão Plenária da 8.ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), para tratar de assuntos inerentes aos colégios da Polícia Militar do Paraná.

No Estado, o primeiro Colégio da Polícia Militar (CPM) foi fundado em 7 de agosto de 1959, no município Curitiba, com o objetivo de atender aos policiais militares. Dentre um dos melhores colégios de Educação Básica do Estado, a instituição decidiu expandir-se para o interior. Assim, em 2018, iniciaram-se as atividades do CPM em Londrina e neste ano de 2019, em Cornélio Procópio e Maringá. As próximas unidades a serem implantadas serão em Pato Branco, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Atualmente, todos os Colégios da Polícia Militar do estado do Paraná somam 3.060 alunos, sendo os professores e funcionários que compõem as equipes de trabalho dos colégios  civis e militares. A estrutura organizacional militar divide-se em comandante, subcomandante, comandante do corpo de alunos, divisão de ensino, direção pedagógica, seção de educação física, comunicação social e direção de turnos. Já a estrutura organizacional civil divide-se em secretária, orientadoras educacionais, pedagogas, agentes administrativos e agentes de apoio, os quais são todos funcionários públicos do estado do Paraná que trabalham na escola por meio de ordem de serviço.

Na unidade de Curitiba, o CPM conta com salas de apoio, biblioteca, laboratório, sala de projeção, anfiteatro, lanchonete, ginásio de esportes, cancha coberta, sala de musculação e condicionamento físico, campo de futebol, piscina, centro de apoio psicosocial e pedagógico, espaço de cultura e bem estar, churrasqueira, sala da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), consultório odontológico, sala da banda, laboratórios de informática e ágoras. As unidades novas também estão sendo projetadas para possuir a mesma infraestrutura.

Dentre as atividades extracurriculares, estão a banda de música, curso de bombeiro na escola, curso de corneteiro, coro cênico, curso de equitação, corpo de baile, festa das nações e junina, feira das ciências, acampamentos, trilhas, desfile de 7 de setembro, aniversário do colégio e da Polícia Militar do Paraná, diversas modalidades de esportes – atletismo, basquetebol, voleibol, futsal, futebol de campo, handebol, ginástica rítmica e natação/triathlon –, hortas, acantonamento e acampamentos.
Os discentes do colégio ingressam no 6.º ano do Ensino Fundamental e/ou no 1.º ano do Ensino Médio e não podem ter mais do que duas reprovações seguidas ou três alternadas. A matriz curricular é de 30 horas semanais no Ensino Médio e 30 créditos disciplinares por semestre, o qual envolve também a apresentação pessoal – corte e tintura de cabelo, barba, brincos, maquiagem e unhas, todos previsto no Termo de Compromisso.

 O Major Toniolo esclareceu que o objetivo do Colégio da Polícia Militar é somar e não militarizar. Falou ainda sobre a importância da participação da comunidade. “Os melhores alunos são aqueles que têm os pais mais envolvidos com a vida estudantil”, afirmou Toniolo, que já esteve à frente da direção do CPM de Curitiba, o qual foi 1.º lugar no ENEM de 2005 a 2015 e 1.º lugar nas Olimpíadas de Matemática por sete anos consecutivos – 2005 a 2011.


GALERIA DE IMAGENS