Novas indicações para os GTs do Foncede 23/03/2022 - 16:18

O Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), durante a 1.ª Reunião Ordinária de 2022, designou as Conselheiras Christiane Kaminski como membro titular e Fabiana Cristina de Campos como membro suplente para o Grupo de Trabalho(GT) Educação Profissional; os Conselheiros Oscar Alves como membro titular e Ana Seres Trento Comin como membro suplente do GT Ensino Médio; as Conselheiras Fátima Aparecida da Cruz Padoan como membro titular e Marli Regina Fernandes da Silva como membro suplente do GT Formação de Docentes; as Conselheiras Naura Nanci Muniz Santos como membro titular e Meroujy Giacomassi Cavet como membro suplente do GT Educação Especial; e as Conselheiras Ozélia de Fátima Nesi Lavina como membro titular e Clemencia Maria Ferreira Ribas como membro suplente do GT Educação Básica no Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede).

O Foncede possui estatura e importância própria dentro do contexto da interpretação, regulação e assessoramento na aplicação da legislação, posicionando-se fundamentalmente em favor da perenidade da política Educacional independentemente da ocupação transitória dos governos em nível Estadual e Federal. Assim, pode ser considerado guardião da política Educacional.

Na gestão do Foncede várias atividades são desenvolvidas, como o empenho na elaboração do Projeto de Lei do Sistema Nacional de Educação e negociação no âmbito do Ministério da Educação (MEC) e Câmara Federal, promovendo o regime de colaboração; trabalho em favor da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e Ensino Fundamental; promoção do debate acerca da Reforma do Ensino Médio; empenho em favor da formação de professores, notadamente quanto às Resoluções CNE/CP nº 2/2019 e CNE/CP n.º 1/2020, e trabalhos na construção e no desenvolvimento da Plataforma de Apoio aos Conselhos Estaduais de Educação.

No Estado do Paraná, a partir deste ano de 2022, começou a implementação gradual do Novo Ensino Médio, prevista pela Lei Federal n.º 13.415/2017, que trará mudanças na carga horária e na organização curricular de escolas das redes de ensino públicas e privadas de todo o Brasil. As transformações na estrutura do Novo Ensino Médio têm como objetivo incentivar o papel protagonista dos estudantes, valorizando suas aptidões e interesses.

Para o Presidente do CEE/PR, Conselheiro João Carlos Gomes, é imprescindível que o órgão tenha representantes nos vários GT´s do Foncede, uma vez que este colabora para um trabalho ágil e progressista na educação brasileira, trazendo transformações à sociedade moderna.