O Autor 23/11/2021 - 16:34
Lançamento
Data: 02/12/2021 (quinta-feira)
Horário: 18h às 20h30
Local: Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR)
End.: Avenida República Argentina, 1070, Água Verde, Curitiba.
* Observações: Há estacionamento (pago) em frente do prédio (Av. República Argentina, 1115
O Autor
Jacir Venturi é graduado em Matemática (UFPR) e Engenharia Civil (UFPR) em 1974 e pós-graduado nas áreas de Educação e Engenharia. Nasceu na bucólica Agronômica (SC), mas foi em Curitiba, onde reside, que enfrentou – e ainda enfrenta – as fortes exigências profissionais e o maior dos seus desafios: educar os três filhos e, agora, coeducar os três netos, razões maiores de seus afetos e estímulos.
Por 50 anos, foi professor e/ou gestor na UFPR, PUCPR e Universidade Positivo, tendo sido sócio-fundador de três escolas privadas que, em conjunto, chegaram a ter cerca de 7.200 estudantes e a empregar 510 educadores e funcionários nas décadas de 1980 e 1990. Foi Diretor, Vice-Presidente e Presidente, por muitos anos, do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR), que congrega cerca de 2 mil escolas privadas no Estado do Paraná. Foi Vice-Presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) e hoje é Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), além de exercer atividade agropecuária em Mato Grosso do Sul.
Pela relevância de serviços sociais prestados, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Curitiba. Possui três livros publicados, todos com a versão digital disponível gratuitamente no site do autor (www.geometrianalitica.com.br): Álgebra Vetorial e Geometria Analítica (10ª ed.); Cônicas e Quádricas (6ª ed.); Da Sabedoria Clássica à Popular – Volume 1 (3.ª ed.).
Aprecia viajar, ler, aprender e também um bom vinho, tanto quanto a companhia de familiares, amigos e a convivência com os encantos do meio rural. Na busca do equilíbrio emocional e saúde física e mental, pratica regularmente natação, caminhadas e academia, alternadamente em seu intenso cotidiano.
A Obra
Este é o segundo volume da obra Da Sabedoria Clássica à Popular, constituída de textos inéditos e artigos publicados em mídias impressas e digitais. O espectro continua a ser amplo e diversificado, propiciando uma leitura que em parte é divertida, leve e com tiradas chistosas, e em parte orbita em torno de temas mais densos, do nosso mundo, vasto mundo, numa perspectiva que abrange do clássico ao contemporâneo. E para nosso deleite e contemplação, há centenas de pensamentos de filósofos e celebridades, bem como excertos e sentenças da cultura popular, nos quais há luz, vida e inspiração. Entre milhares de conteúdos colecionados com zelo e paixão nestes últimos 50 anos, o mais difícil foi selecionar algumas centenas deles para compartilhar com o estimado leitor o aprendizado, as lições e, quiçá, êxtases, para o crescimento pessoal e regozijo.
A obra Da Sabedoria Clássica à Popular, 2.º volume, contém um mosaico de textos e artigos publicados em jornais de grande circulação, como Estadão, Gazeta do Povo, Revista Linha Direta e mais de uma dezena de jornais e revistas impressas ou digitais. São artigos do autor, das mais diversas temáticas e matizes, que mereceram publicação nos últimos 12 anos. Há também algumas dezenas de textos inéditos que promovem enlevo interior, crescimento pessoal e, por vezes, risos. Em cinco décadas foram cerca de três milhares de pensamentos, com a volúpia de quem escolhe maravilhosas pérolas entre moluscos e nácares.
O principal critério da seleção foi a atemporalidade, textos uma vez consagrados pelos séculos, pela cultura popular ou pela literatura universal ou brasileira. Uma única frase, com palavras bem postas, tem a força de um petardo ou de um aconchego, pode equivaler a muitas páginas de um livro e, quando dito ou escrito apropriadamente e em momento oportuno, pode demonstrar erudição ou ser um marco eloquente em um debate.
Este livro é um caleidoscópio de saberes produzidos pela humanidade, desde a miríade de doutos cérebros até as pessoas mais simples, um universo tão pródigo em lições de vida, encantamentos e humor. Sugere-se uma leitura sem sofreguidão, degustando cada pensamento, e alternando os textos e os excertos, ao sabor do interesse do nosso amado leitor.