Oftalmologista visita CEE/PR e faz alerta sobre o aumento dos casos de miopia 16/12/2022 - 11:16

O Chefe do Departamento de Oftalmologia do Hospital Cruz Vermelha Brasileira – Filial/PR, Dr. José Antonio Westphalen, visitou o Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) durante a 11a. Reunião Ordinária de 2022, e palestrou sobre a temática “Epidemia da Miopia: Como Controlar”.

Dr. José Antonio Westphalen, além de ser chefe do Departamento de Oftalmologia do Hospital Cruz Vermelha Brasileira – Filial/PR, é Diretor técnico do Instituto Graefe de Oftalmologia, desenvolve o Projeto Oftalmologia aplicada ao Esporte Excelência em Medicina Esportiva e é Sócio-Fundador da Academia Brasileira de Controle da Miopia e Ortoceratologia (ABRACMO). Segundo ele, a importância de fazer essa palestra no CEE/PR é motivada pela necessidade de conscientização por meio da educação quanto aos cuidados que deve se ter com a formação da visão da criança.

A miopia é um distúrbio visual cuja principal característica é a dificuldade de ver de longe. São considerados três níveis de deficiência visual no que diz respeito à miopia: baixa (0 a -3 graus), moderada (-3 a -6 graus) e alta (mais de -6 graus). Segundo estudos da Academia Americana de Oftalmologia, quase a metade da população mundial será míope até 2050.

As causas da miopia podem ser genética – étnica e herança familiar –, ou outras causas como medicamentos, catarata, traumas ou moldada pelas experiências visuais. Segundo Dr. Westphalen,  três fatores contribuem para o aumento da miopia: trabalho excessivo em distância próxima, má iluminação e exposição prolongada a celulares, tabletes e computadores. No Brasil, 80% das crianças e dos adolescentes entre 9 e 17 anos usam celular para  cessar a internet, segundo dados da pesquisa Tic Kids On-line 2016.

Algumas ações contribuem para o não desenvolvimento da miopia, como distância de 30 cm para leitura, maior iluminação, ficar no mínimo 1 hora por dia ao ar livre para se exercitar e/ou brincar. Manter as crianças mais tempo em atividades externas diminui a demanda de acomodação como libera dopamina. No entanto, nos Estados Unidos da América, a maioria das residências americanas, com crianças abaixo de 8 anos, possuem algum tipo de aparelhos eletrônicos móveis, fato que pode contribuir para o desenvolvimento da miopia nas crianças.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que seja evitado exposição às telas tecnológicas, mesmo que passiva, por crianças de 0 a 2 anos; 1 hora por dia, com supervisão, para crianças de 3 a 5 anos; 1 a 2 horas por dia, com supervisão, para crianças de 6 a 10 anos; e 2 a 3 horas por dia, incluindo videogames, para aqueles que tem de 11 a 18 anos. Para Dr. José Antonio Westphalen  “a conscientização das pessoas deve começar desde a tenra idade e o apoio do Sistema Estadual de Educação do Paraná em ações de conscientização é essencial para se conseguir resultados efetivos na redução da progressão da miopia”.

O Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, agradeceu a visita de Westphalen e ratificou a importância de todas as instituições do Sistema Estadual de Educação do Paraná participarem da conscientização de ações e cuidados que se deve ter para a diminuição dos casos de miopia, bem como para a importância da saúde dos olhos.