PRÊMIO EDUCADOR RAUL GOMES É DESTAQUE NO CEE-PR 26/09/2014 - 15:30

O Conselho Estadual de Educação do Paraná em atenção à Deliberação Nº 01/14, aprovada em 19/09/14, que institui o Prêmio Educação do Paraná, prevista no programa de comemorações do Cinquentenário do Conselho Estadual de Educação do Paraná, recebeu 15 de setembro de 2014, a Professora Doutora Dulce Regina Baggio Osinski, da Universidade Federal do Paraná, grande estudiosa da vida do homenageado.

Na ocasião, em breve relato biográfico, com destaque aos principais feitos de Raul Gomes nas áreas educacional, jornalística e cultural, a professora transmitiu razões mais que suficientes para justificar a escolha do patrono do prêmio ora criado.

As recentes pesquisas da Professora sobre a trajetória de vida de Raul Gomes, enaltecem este ilustre intelectual nascido no município de Piraquara em 1889 e falecido em Curitiba em 1975. Mostra suas interfaces entre educação, comunicação e arte. Segundo ela, o dinâmico e múltiplo ator do cenário cultural paranaense ainda em desenvolvimento, na primeira metade do Séc. XX foi ativador dessa cena “durante toda sua vida produtiva, que vai da década de 1910 até 1975, ano de sua morte. Professor formado pela Escola Normal de Curitiba e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, atuou no ensino primário e secundário. Foi também professor de Economia Política do curso de Direito da UFPR. Signatário do Manifesto dos Pioneiros pela Educação Nova, firmado em 1932, relacionou-se com defensores das ideias do Movimento pela Escola Nova no Paraná, como Erasmo Pilotto e Adriano Robine, participando dos congressos de educação organizados no período. Teve papel preponderante na criação de instituições culturais e artísticas como o Centro de Letras do Paraná, o Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Paraná, a Academia Paranaense de Letras, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, a Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê – SCABI, a Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e a Academia Feminina de Letras do Paraná. Integrante da rede de sociabilidade artística curitibana, idealizou e promoveu eventos artísticos como o 1º Salão Paranaense de Artes Plásticas (1944) e a primeira exposição de arte infantil realizada no Paraná (1942). É autor de livros e artigos de jornal versando sobre temas diversos que incluem arte e educação. Organizou a Editora Renascimento do Paraná (GERPA), e atuou na Editora Novela Paranaense. Sua posição no campo jornalístico permitiu a iniciativa de campanhas em prol de melhorias para seu meio cultural, como a construção da Biblioteca Pública do Paraná e do Teatro Guaíra.

Ao final da exposição, vários conselheiros usaram da palavra para elogiar a palestrante e enaltecer o que ficou consignado na deliberação em epígrafe em seu Art. 4º :

“Fica definido como patrono permanente do Prêmio Educação do Paraná o educador Raul Rodrigues Gomes, em cuja divulgação terá a denominação abreviada para “Prêmio Educador Raul Gomes”.

GALERIA DE IMAGENS