PRESIDENTE DO CEE/PR PARTICIPA DE FÓRUM INTERNACIONAL 28/03/2014 - 12:10

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Dr. Oscar Alves, participou nos dias 24 e 25 de março, do Fórum Internacional de Políticas Públicas, em São Paulo. Com o tema "Educar para as competências do século 21", o Fórum discutiu a importância do desenvolvimento socioemocional para a promoção do aprendizado escolar e para a condução de resultados positivos em diversas esferas da vida adulta, emprego, renda, saúde e segurança.

O Fórum foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC), pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) e contou com a participação de gestores públicos, pesquisadores líderes educacionais de todo o mundo para discutir como preparar as crianças e jovens para os desafios socioeconômicos do século 21.

Durante a discussão, vários especialistas falaram sobre a importância e o desafio de preparar as escolas e os professores para essa nova tarefa. As questões que foram objetos de profundas discussões foram:

Questão 1:
Compreendendo quais competências são importantes, qual é a natureza das competências, em particular as socioemocionais, que auxiliam na melhoria dos diversos índices de bem-estar individual e progresso social? 

Questão 2:
Desenvolvendo competências para o sucesso na vida Os atores envolvidos com a área de educação conhecem maneiras de aprimorar as competências socioemocionais?
Quais são as políticas e práticas específicas que se mostraram bem sucedidas no desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças e adultos?

Questão 3:
Garantindo a coerência de políticas públicas O que as escolas podem fazer para estimular as competências socioemocionais nas crianças? O que as famílias e comunidades podem fazer para complementar esses esforços? O que os formuladores de políticas públicas podem fazer para garantir a coerência entre os ambientes de aprendizagem nas escolas, famílias e comunidade?

O Presidente do CEE/Pr, que é médico e educador, enfatizou: “Entre tantos pontos temáticos relevantes do Fórum, chamou-me a atenção, a centralidade das famílias para o desenvolvimento cognitivo e não-cognitivo do ser humano. O processo da aprendizagem começa no útero materno. É a sua primeira escola de aprendizagem. A família é o espaço primeiro para o desenvolvimento socio-bio-psíquico do ser humano, que vai repercutir no sistema escolar”.

Por ocasião do Fórum, foi assinado o termo de cooperação para o lançamento de programa de bolsas entre a Capes o Instituto Ayrton Senna. Por meio dele, pesquisadores e professores de escola pública serão chamados para formar instrumentos para o desenvolvimento dessas habilidades em grande escala nas escolas públicas.

GALERIA DE IMAGENS