PRESIDENTE DO CEE/PR PROFERE AULA INAUGURAL AOS CALOUROS DE MEDICINA DA FEPAR 13/02/2014 - 15:30

O presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Prof. Dr. Oscar Alves, proferiu na noite de segunda-feira (10), a aula inaugural do curso de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar).
O evento, realizado no anfiteatro da Evangélica, na sede do Bigorrilho, em Curitiba, teve como tema a “Medicina e Saúde Pública nos dias de hoje”, e reuniu autoridades, professores, alunos e seus familiares.

Marco na vida
O coordenador do Curso de Medicina da Fepar, Constantino Miguel Neto, iniciou os trabalhos afirmando aos pais dos calouros que o primeiro dia de aula do curso é um marco na vida de seus filhos. “Eles nunca mais serão os mesmos”. Constantino garantiu que a Fepar possui um grande diferencial: “pois éramos um grande hospital e viramos uma grande faculdade”. Em seguida fez uma reverência ao fundador, professor e doutor Daniel Egg.

Nosso viés
O segundo a fazer uso da palavra foi o presidente da Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba - SEB (mantenedora da Fepar), Presbítero João Jaime Nunes Ferreira. “A SEB, por meio do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e da Faculdade Evangélica do Paraná, há setenta anos continua contribuindo com o nosso País na formação de profissionais da mais alta competência, tanto no campo acadêmico quanto no moral e espiritual. É o nosso viés. Quem entra aqui, sai diferente”.

Múltiplas facetas
Coube ao professor da Fepar, Carlos Alberto Rodrigues Alves, a tarefa de apresentar o palestrista da noite, destacando os feitos de suas múltiplas facetas: “o médico, o professor e o político Oscar Alves”. Em seguida, Carlos Alberto passou a palavra ao principal convidado.

Fazer bem o que gosta
Dirigindo-se aos calouros, Oscar Alves destacou que o mais importante para ser um bom profissional é fazer bem aquilo que gosta. E alertou: “nós médicos somos sempre chamados a aliviar a dor de quem sofre. E salvar a vida, quando Deus permitir”.

Relação médico-paciente
Alves disse que a relação médico-paciente ainda é fundamental para a profissão. “Se há uma coisa que a tecnologia não supriu – e creio que não vai suprir – é a relação do médico com o seu paciente. Ela é insubstituível. Não tem ninguém, máquina, robô, computador, nada que substitua essa relação. Além da técnica, temos que ter a percepção no trato com as pessoas. A ciência evolui, entretanto o relacionamento médico-paciente segue sendo o mais importante”. E exemplificou que sempre inicia a relação ao cumprimentar o paciente segurando firme na sua mão e olhando para seus olhos. “É fundamental, na nossa profissão, a confiança do paciente. E isto se conquista com o respeito”.

Continuar estudando
“Tenho 48 anos de formado. E ainda estudo duas horas por dia, pela internet. Para tanto, leio cinco revistas médicas”, contou Oscar Alves. “Apesar da minha idade, eu não me considero velho, mas sim mais experiente”.

Cuidados com a emoção
O palestrante fez mais um alerta: “A emoção embota a razão. Ao ouvir o paciente, mantenha a emoção distante da razão e atue com base nesta última”.  Oscar Alves encerrou fazendo uma avaliação do momento crítico atual da carreira médica no Brasil e conclamando para a importância de se seguir avante, apesar de tudo.

Poesia
Em seguida, a presidenta do Centro Acadêmico de Medicina Daniel Egg (CAMDE), da Fepar, a acadêmica Amanda Mayumi, saudou os calouros com a leitura de um poema e conclamou-os a participar do dia a dia da agremiação.

Mais que uma profissão
A diretora geral da Fepar, Erica Pauls, agradeceu a presença de Oscar Alves e afirmou que ouví-lo “foi um prazer, um deleite para mim”. “De fato, a Medicina é muito mais que somente uma profissão. É uma missão que os acadêmicos assumem para sempre”. E, dirigindo-se aos calouros, afirmou: “Vocês são o amanhã. A Fepar, na sua missão, na sua essência faz isso: valorizar os princípios éticos e cristãos. E com certeza, aqui vocês vão se formar com dois diplomas: o profissional e o de princípios éticos. Aqui formamos uma família com valores. Vamos seguir cumprindo nossa missão. Vamos seguir firme e adiante.”
Para encerrar o evento, um certificado foi entregue a Oscar Alves como homenagem por sua participação no primeiro dia de aula oficial da nova turma de Medicina da Fepar.
(FONTE: Site da FEPAR)

GALERIA DE IMAGENS