Presidente da CEMEP e a Coordenadora da Assessoria Pedagógica participaram do evento que celebrou a parceria entre SEED e SENAI 01/03/2024 - 14:06

O Presidente da Câmara do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (CEMEP) do Conselho Estadual de Educação, Conselheiro Dr. Oscar Alves, e a Coordenadora da Assessoria Técnica Pedagógica deste Órgão representaram o CEE/PR no evento que celebrou a parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para cursos profissionalizantes na rede estadual.

A celebração ocorreu na unidade do SENAI localizada no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), onde serão atendidos 1400 dos 2.310 alunos matriculados. Os cursos serão distribuídos em 66 turmas de 54 escolas distintas. As aulas teóricas ocorrerão nas próprias escolas, ao passo que as aulas práticas serão realizadas em 27 unidades do SENAI localizadas em todo o estado do Paraná.

O evento marcou o início da parceria entre SEED e SENAI, que foi oficializada em dezembro de 2023, a qual viabilizará a oferta de 13 cursos técnicos integrados ao ensino médio regular de forma gratuita, possibilitando aos estudantes obter uma certificação profissional ao finalizarem seus estudos.

Os cursos técnicos terão a duração de três anos, sendo parte integrante do Ensino Médio e ministrados no mesmo período das aulas regulares na rede estadual. O Senai disponibilizará infraestrutura com laboratórios especializados, recursos de informática e materiais específicos para aprimorar a prática dos estudantes durante os cursos. No total, considerando as horas de ensino médio e técnico, serão oferecidas 3 mil horas/aula de formação. A parceria inclui cursos de Alimentos, Automação Industrial, Biotecnologia, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecânica, Mecatrônica, Logística, Química e Vestuário.

Para o Presidente da CEMEP, Conselheiro Dr. Oscar Alves, a parceria é importante para promover a educação profissional de qualidade. Além disso, proporciona oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho para os jovens e adultos, ampliando suas perspectivas de carreira e renda.