Presidente da CES participa da solenidade de Posse da Reitora da UEL 04/07/2022 - 09:27

A Presidente da Câmara da Educação Superior do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Conselheira Fátima Aparecida da Cruz Padoan, representou o Órgão na solenidade de posse da Reitora e do Vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no cine Teatro Ouro Verde, município de Londrina.

A nova reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro, tem Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pelo Centro Técnico Educacional Superior do Oeste Paranaense (CTESOP). Professora Adjunta da UEL, área de História da Educação, tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, História das Instituições Educativas, Ensino de História da Educação e Formação de Professores. A Reitora ressaltou que em 50 anos foram formados pela universidade mais de 80 mil profissionais de várias áreas.

O Vice-reitor, Airton José Petris, tem Doutorado e Mestrado em Saúde Coletiva pela UEL, possui graduação em Farmácia e Bioquímica, também pela UEL. Foi Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), Docente e Coordenador do Curso de Farmácia da Universidade Norte do Paraná e Farmacêutico da Secretaria de Estado da Saúde. Foi Vice-chefe (2015-2017) e Chefe (2017-2018) do Departamento de Saúde Coletiva da UEL. Atualmente, além de docente, exerce o cargo de Diretor do Centro de Ciências da Saúde da instituição e desenvolve sua prática profissional, principalmente, no ensino superior, atuando nas áreas de gestão da assistência farmacêutica no setor público, prática farmacêutica, legislação sanitária, gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e integração ensino, serviço e comunidade.

A UEL está entre as grandes Universidades brasileiras considerando produção de conhecimento e formação de mão de obra qualificada. Traduzindo em números, a Universidade conta hoje com 53 cursos de graduação e outros 183 de pós-graduação Lato e Stricto Sensu, mais de 4,2 mil professores e servidores e cerca de 15 mil estudantes, além de um orçamento previsto de R$ 895 milhões para este ano.

A posse contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, reitores de Universidades públicas paranaenses, membros dos Conselhos Superiores da UEL e do Conselho Estadual de Educação, convidados e a comunidade universitária. Os novos gestores assumiram os cargos para um mandato de quatro anos. O termo de posse foi assinado pela coordenadora de Ensino Superior da Superintendência de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI), Gisele Miyoko Onuki, representando o superintendente da SETI, professor Aldo Bona.

Para a Conselheira Fátima Aparecida da Cruz Padoan, a eleição da Reitora e do Vice-reitor demonstra o processo democrático e transparente com o qual as lideranças das Universidades Públicas Estaduais do Paraná são instituídas.