Presidente da CES participa do Lançamento do PRÓ-PET 12/03/2024 - 15:15

A Presidente da Câmara da Educação Superior (CES), Conselheira Fátima Aparecida da Cruz Padoan, participou da cerimônia de lançamento do novo Programa de Apoio à Educação Tutorial Pesquisa-Ensino-Extensão (PRÓ-PET), que aconteceu no anfiteatro da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e foi promovido pela Fundação Araucária.

O Programa tem objetivo de colaborar com a formação dos estudantes na Pesquisa-Ensino-Extensão, proporcionando experiências desde o início de sua carreira acadêmica. Cada Instituição de Ensino Superior (IES) Pública Estadual do Paraná poderá ter de dois a quatro grupos PRÓ-PET, os quais são formados por um professor-tutor e até 12 alunos bolsistas de graduação. O Programa é custeado pela Fundação Araucária e pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a previsibilidade de investimentos é destinado à manutenção das atividades por dois anos, podendo ser prorrogados por mais dois anos.

Idealizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no final dos anos 1970 e atualmente gerido pelo Ministério da Educação (MEC), os Grupos PET’s estão presentes nas universidades estaduais do Paraná, sendo supervisionados pelas Pró-reitorias de Graduação. Atualmente existem 30 grupos PET’s espalhados pelas sete IES Públicas Estaduais do Paraná.

Segundo a Presidente da CES, Conselheira Fátima Aparecida da Cruz Padoan, com o novo Programa, que investirá 5,8 milhões em recursos, haverá fortalecimento e ampliação dos grupos PET’s nas IES Públicas Estaduais e consequentemente maior desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão em todo Estado.