Presidente do CEE/PR Participa do Fórum Estadual Extraordinário da Undime/PR 28/11/2023 - 07:52

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), João Carlos Gomes, participou do Fórum Estadual Extraordinário da Undime secção Paraná, que ocorreu no início de novembro em Foz do Iguaçu, com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEED), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Paraná (Uncme) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O tema abordado foi Regime de Colaboração no Estado do Paraná.

Aproximadamente 600 pessoas de 122 municípios participaram do evento, que contou com palestrantes oriundos de diversas instituições, como Universidade de São Paulo; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal de Pernambuco; Tribunal de Contas do Estado do Paraná; Undime; Uncme; CEE/PR,  além da participação do ex-Ministro de Educação e Ciências de Portugal, Nuno Crato, e da Secretária-Executiva do Ministério da Educação e ex-Governadora do Ceará, Izolda Cela.

Na ocasião, foram apresentadas palestras específicas: Gestão escolar: o diretor como interlocutor da aprendizagem; A experiência como Secretaria de Educação de Sobral no Ceará; Função do diretor escolar: aspectos administrativos, pedagógicos, financeiros e de gestão escolar; Avaliação em larga escala: análise socioeconômica, educacional e a aprendizagem; A gestão e a alfabetização: experiência de Portugal; Alfabetização e letramento: o trabalho do professor; Educação Básica: Políticas de Educação em Tempo Integral, Alfabetização e PAR; Nova Lei de Licitações e as responsabilidades do Dirigente Municipal de Educação; e Saúde mental e os desafios da aprendizagem.

Para o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, o evento realizado pela Undime/PR é relevante  na medida que proporciona um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre profissionais de diferentes áreas e especialidades, promovendo a interdisciplinaridade e a discussão de temas importantes que possibilitam a identificação de desafios e a busca por soluções inovadoras na gestão educacional.