Presidente do CEE/PR participa da Cerimônia de Comemoração dos 25 anos da UNINTER 18/05/2021 - 11:01
O Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/PR), Prof. João Carlos Gomes, participou da cerimônia de comemoração dos 25 anos do Grupo Uninter, no dia 13 de maio de 2021, no campus Garcez, localizado no centro da capital paranaense, junto da Conselheira Titular Christiane Kaminski, do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do fundador e chanceler do Grupo Uninter, Wilson Picler.
Durante o evento, o Ministro da Educação ressaltou que a presença do professor na sala de aula é fundamental, mas reforçou que o uso da tecnologia no ensino é irreversível. “A tecnologia e as possibilidades da educação a distância são uma realidade que vieram para ficar. Acredito que, no pós-pandemia, o presencial retornará normalmente, sobretudo na educação básica. O impacto que tem um professor vocacionado na vida de um aluno, de uma criança, é muito marcante. Mas a tecnologia deixou de ser um acessório para ser uma grande aliada no processo de transformação da educação brasileira, mostrando que essas metodologias de ensino são complementares e não concorrentes”, afirmou.
O chanceler e fundador do Grupo Uninter, Professor Wilson Picler, presidente do Conselho de Administração da Instituição, após contar resumidamente a história dos 25 anos da instituição, pontuando seus principais marcos de inovação, apresentou ao Ministro duas sugestões para inovar e melhorar a pesquisa e o ensino superior no Brasil. A primeira é a criação de cursos de pós-graduação stricto sensu autofinanciáveis, com flexibilização do número de orientadores em relação ao número de orientandos. A outra sugestão foi a de acelerar o Programa Novos Caminhos para a criação de cursos de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. “As instituições que têm conceito 5 em educação a distância e já conquistaram a sua autonomia universitária não deveriam precisar submeter seus projetos à análise do Ministério da Educação, pois já fazem isso internamente. A análise dos projetos, que são muitos em todo o Brasil, está trazendo morosidade para o programa e retardando a oferta de novos cursos”, alertou.
O Presidente do CEE/PR parabenizou o Grupo Uninter pelos 25 anos dedicados a levar ensino de qualidade, principalmente na Educação a Distância, referência em todo o Brasil. Em um país com tantas desigualdades sociais e barreiras geográficas, que muitas vezes impedem o acesso a cursos superiores, a Uninter alavancou esse formato de ensino, oportunizando a milhares de brasileiros o acesso a uma educação de qualidade e ajudando a diversas pessoas a se qualificarem como profissionais. As facilidades e flexibilidades do ensino a distância tornaram o conhecimento mais democrático. Esse é um trabalho social que merece destaque.
Um pouco de história
A Uninter foi fundada em 1996 por Wilson Picler, quando criou o Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) em Curitiba. Em 2000 foi instituída pelo grupo IBPEX, a Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter). Inicialmente, a instituição ofertava cursos de graduação, na modalidade presencial, como Administração e suas habilitações, Ciência Política, Secretariado Executivo e Turismo. No ano seguinte, 2001, a Facinter foi credenciada para a oferta de cursos de pós-graduação strictu senso em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e também na modalidade presencial, com a oferta de uma turma especial do Mestrado em Integração Latino Americana com ênfase no Mercosul daquela universidade na sede da Facinter em Curitiba.
Em 2002, por meio da Faculdade de Tecnologia de Curitiba (Fatec), tem início a oferta de cursos Superiores de Tecnologia na modalidade presencial. A partir de 2003, a Fatec passou a ofertar também Cursos Superiores de Tecnologia na modalidade a distância. Em 2006, a Facinter iniciou a oferta de cursos de graduação a distância, começando com o curso de graduação em Pedagogia. Depois de um processo que durou mais de cinco anos, por decisão do Ministério da Educação (MEC) em 2012, as faculdades Facinter e Fatec transformaram-se em Centro Universitário Internacional Uninter.
Estiveram presentes: Ministro da Educação, Milton Ribeiro; Fundador e Chanceler do Grupo Uninter, Professor Wilson Picler; Vice-reitor da Instituição, Jorge Bernardi; Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes; Conselheira Titular do CEE/PR, Christiane Kaminski, Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Oswaldo Ferreira; Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca; Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Marcos Schiefler Filho, dentre outros pró-reitores, diretores e professores de Escolas Superiores da Uninter.








